quinta-feira, 29 de julho de 2010

Trilho do Fojo da Portela da Fairra


Localizado no lugar de Parada do Outeiro, freguesia de Outeiro, concelho de Montalegre, o Trilho do Fojo da Portela da Fairra, promovido pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, é uma pequena rota circular com uma extensão de 6 km e grau de dificuldade baixo.

Não existindo placa de início de percurso, este inicia-se em Parada do Outeiro no largo junto ao canastro que nos permite uma vista parcial sobre a albufeira da Barragem da Paradela. Ao percorrer a povoação podemos apreciar a arquitectura típica das construções destes lugares de montanha, sendo também de interesse o interessante conjunto de fontanários e a Capela da Sra. do Amparo.


Ao abandonar a aldeia, o percurso vai passar por uma ponte e junto ao Casarelhe. Segue por um pequeno caminho de terra batida e passa ao lado do Alto das Picotas, do Alto da Mulher Calça e do Alto do Padreiro, até atingir a base da Portela da Fairra onde está localizado um fojo de cabrita que era utilizado para a captura de lobos. A última captura ofocial neste fojo teve lugar em 1917, sendo então capturados dois animais de forma simultânea.

Após o Fojo da Portela da Fairra, o percuro baixa para junto da albufeira da Paradela e segue em direcção a Canda passando pelo Carvalhal de Beredo e de Campesinho, e por uma silha de ursos. Nestes carvalhais predominam o Carvalho Negral (Quercus pyrenaica) e o Carvalho Alvarinho (Quercus robur). Um interessante desvio pode ser feito até à Ponte de Beredo (este desvio prossegue depois para Gafaria e Verdugo) que permite uma paisagem do Vale do Ribeiro de Beredo até Pitões das Júnias. A parte final do trilho dá-nos uma panorâmica interessante sobre a albufeira da Paradela.

É um trilho interessante mas a necessitar de alguma manutenção pois algumas indicações estão danificadas e penso que deveria ser melhorado o percurso no interior de Parada do Outeiro. Essencial a placa de início e fim de percurso e talvez placards explicativo dos locais de interesse (fojo, carvalhal e silha).

É sem dúvida um trilho a repetir no Inverno (temperatura média neste dia foi de 37ºC).

Agradeço ao Parque Nacional da Peneda-Gerês as informações fornecidas relativamente a este trilho.

Algumas fotografias...

































Fotografias © Rui C. Barbosa

Mapa e traçado do percurso © PNPG

Sem comentários: