sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A Villegiatura e a Serra (VI)

Em 1891 era editado o livro "Caldas do Gerez - Guia Thermal" da autoria de Ricardo Jorge. Esta obra aborda vários temas relacionados com o termalismo geresiano, as suas águas termo-medicinais, a sua acção hidro-termal, a clínia hidrotermal, etc. Um dos capítulos mais interessantes está relacionado com a denominada "villegiatura", isto é a "temporada que se passa fora da terra, a banhos, no campo ou viajando, para descansar dos trabalhos habituais."

Assim, Ricardo Jorge fala-nos de paisagens conhecidas e das sensações que elas proporcionam começando por uma viagem entre Braga e as Caldas do Gerês...

O texto transcrito abaixo é mantido na sua forma original e com o português que era escrito em finais do Século XIX.

A Villegiatura e a Serra, por Ricardo Jorge

"(...)


Em torno das Caldas ha bellos passeios. O da estrada até á volta do tortullo, donde se disfructa a veiga do Villar, é o clássico dos passeiantes d'aguas, que por elle medem chronometricamente o intervalo das doses. O antigo era o do Castanheiro, muito pitoresco, que vai até próximo do elegante chalet florestal dos guardas, ao norte da povoação, d'onde se desce, pelo prolongamento da estrada. De tarde, a mais apreciada volta de passeio é a dos Viveiros, parque florestal de creação, dividido em alfóbres, e cortado por um bello trecho de rio, contiguo á estancia dos banhos de rio na grande piscina do Poço-Verde, assim chamado pelo tom esmeralda-vivo das aguas, que se precipitam em lindissima cascata do alto de tres enormes blocos despenhados. A arte veio alli completar as bellezas naturaes sem as deformar.


Logar d'encanto é ainda a matta, que circunda o Chalet Tait, um pedaço de floresta virgem, com quedas de agua, cerrada d'ervedeiros, carvalhos, asereiros e castanheiros.


O caminho florestal do ponte, que se dirige a S. João do Campo, é também um passeio aprasivel; trepa pela encosta até á Chã de Pereira, offerecendo a melhor vista das Caldas, e abraçando todo o valle desde o collo de Leonte até á Veiga de Villar. A meio passa pela Cascata das Caldas, e por uma chapada, sobre que paira amorosa lenda, a Cova do Castelhano.


(...)"

Imagem cedida por Paulo Figueiredo

Sem comentários: