sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A Villegiatura e a Serra (VIII)

Em 1891 era editado o livro "Caldas do Gerez - Guia Thermal" da autoria de Ricardo Jorge. Esta obra aborda vários temas relacionados com o termalismo geresiano, as suas águas termo-medicinais, a sua acção hidro-termal, a clínia hidrotermal, etc. Um dos capítulos mais interessantes está relacionado com a denominada "villegiatura", isto é a "temporada que se passa fora da terra, a banhos, no campo ou viajando, para descansar dos trabalhos habituais."


Assim, Ricardo Jorge fala-nos de paisagens conhecidas e das sensações que elas proporcionam começando por uma viagem entre Braga e as Caldas do Gerês...

O texto transcrito abaixo é mantido na sua forma original e com o português que era escrito em finais do Século XIX.

A Villegiatura e a Serra, por Ricardo Jorge

"(...)

Ao attentar no mapa orographico da provincia, vê-se que a sua estrema de leste é orlada por uma cordilheira no meio da qual se destaca o macisso do Gerez, abraçado pelos rios Homem e Cavado, e pegado pelo sul á serra da Cabreira e pelo norte á de Lindoso e Suajo.

Quem encarar da riba sul do Cavado o perfil do Ferez, imaginará vêr a extranha corporatura d'um monstro que alli dorme e somno profundo da natureza; o espinhaço afestoado d'apophyses caprichosas recorta-se numa direcção sensivelmente leste-oeste; cauda e flancos encosta-os por nordeste e nascente ás alturas de Barroso e ás montanhas gallaico-asturianas; a cabeça ligada ao corpo pelo collo de Leonte e coroada pelos dois tentaculos do Pé do Cabril, vem descançar entre os dois rios Homem e Cavado (Gerez Thermal).

A estes rios correspondem dois grandes valles de confluencia, formando os dois lados d'um triangulo; o Gerez propriamente dito tapa a base d'este triangulo, e depois baixa de eminencia em eminencia, declinando até ao vertice do angulo em contra-fortes successivos. De bacia a bacia vão dois valles parallelos, transversalmente rasgados; um, o de poente, mais largo e acessivel, vem de Vilarinho das Furnas, por S. João do Campo, até Rio-Caldo; outro, mais estreito e mais fundo, em ravina, parte d'Albergaria, sobre até ao desfiladeiro de Leonte e desce depois até á Foz do Caldo, passando pelas Caldas. A se paral-os uma lombada de serra que vai empinando de sul a norte até ao Cabril, acabando pela escarpa da Bagiella na confluencia do rio de Leonte com o Homem; esta cumiada dilata-se a partir do Escuredo num planalto de dois kilometros de largo, a Chá de Lamas.

A grande massa de montanha contorna o angulo aobtuso formado pelos dois thalwegs do Homem e de Leonte; em declive pelo lado do Cavado talha-se em escarpa abrupta desde as Lamas d'Homom até á Pedra Bela; uma chapada immensa se estende até Pitões á vista de Montalegre e d'ella emergem innumeras culminancias entre as quaes se destacam o Borrageiro (1433m), Cantarello (1425m) e Carris (1507m).

(...)"

Fotografia: © Ilustração Portuguesa; Edição - Rui C. Barbosa

5 comentários:

Alice Lobo disse...

Boa tarde Sr.RUi fiquei surpreendia e de alguma forma desiludida, mas não posso argumentar sem antes me explicares, em que perspectiva pedes donativos para o teu blog, claro que não tens qualquer obrigação para o fazer, mas depois de tudo o que já foi falado, como individualismo, solidariedade, defesa dos animais, como apoio aos outros, características escassas e decrescente na sociedade.

P.S Assim como a cobrança dinheiro para usufruir da mata de albergaria.

Gostaria realmente que me respondesses.

Obrigado

Alice Lobo disse...

Não entendi porque não aceitas te esse comentário, a questão é que o blog era algo que tu fazias sem interesse achava eu, e que gostavas de mostrar e divulgar ás pessoas, enganei-me, se não tens tempo para divulgar coisas novas todos os dias, paciência ninguém espera ou exige isso agora pedir dinheiro para o fazeres isso ja implica outras características que me desagradam, e quando falei da mata da albergaria foi exactamente isso , criticas te por pagar para entrar no parque, até porque nem sabes onde esse dinheiro é usado.
desculpa mas a partir deste momento deixarei de ser uma leitora do teu blog.

Obrigado pela resposta

Rui C. Barbosa disse...

Olá Alice,

Tal como o dizes, não tenho obrigação de o fazer, mas mesmo assim, e por seres uma leitora assídua bo blogue, eu explico-te.

E a explicação é simples, fazer este blogue leva-me muito tempo e mais cedo ou mais tarde a sua capacidade vai esgotar, pois assim o impõe o Blogger. A ideia é tentar expandir o blogue para algo maior e criar uma página na Internet para onde possa transferir toda a imensa informação guardada no actual Carris. E como estou a preparar uma secção gigantesca relativa à toponímia das quatro serras que compõem o PNPG, podes imaginar o tamanho que isto poderá ter.

Como deves saber, para ter uma página na Internet com a capacidade suficiente e um servidor capaz de alojar isto tudo (fotografias em alta resolução, informação, vídeos, etc.) sai muito caro.

(In)felizmente, a minha situação profissional actual permite-me ter tempo de sobra em demasiada quantidade e é por isso que muitas vezes o blogue acaba por ser actualizado da maneira que é, isto é todos os dias. Para além do mais, mantenho outra página na Internet relacionado com a Astronáutica e o Voo Espacial além de escrever mais de 100 páginas por mês sobre este assunto, coisa que me leva muito tempo. E bem sabes que tempo é dinheiro, por muito mau que posa parecer é necessário que assim o seja.

Manter dois locais na Internet com a qualidade que gosto que tenham, é complicado, requer tempo, trabalho, imensa (montes) de pesquisa e contactos (para te dar uma ideia, toda a informação sobre as Minas dos Carris está em Lisboa ou no Porto e todas as viagens que fiz e que ainda tenho de fazer são custeadas por mim e só por mim, nunca tive um apoio para fazer estes trabalhos).

Assim, os donativos para o blogue têm esse objectivo, ajudar a aumentar o blogue e no futuro (se possível) transformá-lo em algo muito maior e de melhor qualidade, baixando as despesas que possa vir a ter com ele. No entanto, se não surgirem donativos não será por isso que perco a paixão pelo trabalho que vou fazendo todos os dias. E nota são donativos e não cobranças de acesso ao blogue (da mesma forma que o dono do blogue recebe um determinado valor por cada clique na publicidade que o blogue contém).

Para terminar, não percebo porque falas na cobrança na Mata de Albergaria em relação «à cobrança» no blogue, coisa que não existe, e dos outros assuntos... é que não vejo a ligação.

Fica bem!

Rui C. Barbosa disse...

Olá Alice,

Só te vou responder a esta frase pois revelas aqui algo de muito perturbador e que certamente pode requerer algum tipo de tratamento. Quando dizes que "...agora pedir dinheiro para o fazeres isso ja implica outras características que me desagradam", é algo que me ofende profundamente pois eu nunca pedi dinheiro para fazer seja o que for. Se não sabes o que é um 'donativo', algo a que ninguém está obrigado, então aconselho-te que entendas melhor a língua portuguesa antes de criticar alguém seja pelo que for. Não deves ter percebido uma linha do que te expliquei o que revela que de facto não tinhas interesse em perceber.

Fica bem.

Hamleikah disse...

Vejamos: "Donativo- Oferta, dádiva; presente; esmola" (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa). "Donativo- Dom, dádiva.
Presente. (Lat. donativum)" (http://lexico.universia.pt/donativo/).