segunda-feira, 29 de agosto de 2011

As leis do pensamento inocente...


Há alturas em que dou comigo a concordar que por vezes o Parque Nacional da Peneda-Gerês toma atitudes que vão ao encontro daqueles que o visitam, tentando assim de alguma forma menorizar o impacto que as suas decisões passadas possam ter tido.

De forma geral, hoje em dia, a opinião geral sobre o PNPG é extremamente negativa tanto por parte das populações como por parte dos seus visitantes.

Há uns tempos atrás ficara espantado pela iniciativa que o PNPG havia tomado para vedar alguns dos locais perigosos existentes nas Minas dos Carris, fazendo até referência às vedações que haviam sido colocadas em frente do poço a céu aberto ali existente. No meu pensamento inocente havia imaginado que a Direcção do PNPG finalmente havia tomado a decisão de vedar aquele local. É certo que estranhei somente haver ali aquelas vedações e não existir um complemento de avisos a alertar para a perigosidade do local, mas pronto, aquilo já era um passo importante!

Sinceramente, saí daquele local a pensar que aquele lugar começaria a ter outra tratamento por parte do PNPG. Ao fim e ao cabo, estando fora da Área de Protecção Total, a zona pode ser visitada sem haver a necessidade de uma autorização prévia (a tal que custa €152,00).

Pois sim, foi sem dúvida um verdadeiro pensamento inocente. Porquê? Porque hoje fiquei a saber que afinal quem colocou aquelas vedações foram... as populações serranas nas pessoas dos vezeiros que assim protegem os seus animais e as pessoas que visitam aquele local...

...sem dúvida que as leis do pensamento inocente devem ser revistas!

Aqui ficam umas fotografias das vedações...

Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: