quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Currais do PNPG (IV) - Curral de Absedo (Obsedo / Cagarrouço)


De todos os currais existentes na Serra do Gerês, o Curral de Absedo (ou Obsedo tal como lhes chamam as gentes de Fafião, ou ainda Cagarrouço, segundo os populares do Campo do Gerês), é talvez o mais belo e misterioso de todos os currais que visitei até agora.

Guardado nas profundezas da serra e naturalmente protegido pela montanha, a caminhada até este curral deve ser tomada com cuidado e tempo, pois é uma caminhada longa. O curral tem uma forma perfeitamente circular, sendo dividido a meio por um muro, sendo servido por um velho forno (tal como são chamados os abrigos de pastores).

A designação de "Obsedo" é uma designação relativamente conhecida pelas gentes geresianas. Porém, no livro "Serra do Gerez" de Tude de Sousa editado em 1909, surge a designação de "Absedo". Mais recentemente tomei conhecimento da designação "Cagarrouço" que se assemelha ao orónimo "Cagarouço" que designa uma ribeira que percorre um vale encaixado adjacente ao curral.

Relativamente à origem destes orónimos, Jorge Louro escreveu um interessante artigo no seu blogue "Notas Para o Meu Diário" a 25 de Julho de 2011 intitulado "O Curral Obsedo (Obecedo) - uma hipótese para outro topónimo e sua explicação". Aqui, Jorge Louro tenta explicar a origem do orónimo em questão.

O Curral de Absedo está localizado a 41º 47'39N - 8º 04'53O e a uma altitude de 1291 metros (GPS) não muito longe da Torrinheira e de Cidadelhe.

A imagem seguinte mostra o curral visto no Google Earth, seguindo-se uma parte do mapa presente no livro de Tude de Sousa e umas fotografias do curral que foram obtidas a 24 de Fevereiro de 2011.












Fotografia © Google Earth

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

6 comentários:

Lírio disse...

Olá Rui!

No passado fim de semana, passámos por Pincães e estivemos a falar com o vice presidente do concelho directivo dos baldios.
Ficámos a saber as dezenas de currais pertencentes às vezeiras desta zona e curiosamente um dos currais é o "Abessedo"!
Perante o nome deste curral que tanto tem dado que falar, procurei saber mais sobre o mesmo, o qual pertence à sogra deste actual vice presidente!
Não é um curral, mas sim dois (daí estar dividido a meio por um muro).
A forma como se escreve está registado num documento que se encontra na junta de freguesia de Cabril.
Parece que este curral ainda é utilizado assim como muitos outros.

Um grande abraço!

joca disse...

Concordo contigo sobre este curral o nome é que continua um mistério: Cagarrouço, como os seus "donos" o baptizam; Obsedo, como parece ser tratado pelos que o vão utilizando; Absedo como estará nos mapas de Tude de Sousa... um mistério que lhe aumenta a graça.

Rui C. Barbosa disse...

Lírio!!!! Vamos de conversar!!!

joca disse...

Bem agora parce que os donos são outros. E afinal é abessedo. Parabéns Lírio.

Órion disse...

Olá Rui
Na foto do mapa de Tude de Sousa efectivamente parece Obsedo mas se reparares no mesmo mapa a letra A, Altar dos cabrões ou Curral da
Amoreira é a mesma que inicia este Curral, portanto Tude indica-nos que o nome é Absedo e não Obsedo.

Rui C. Barbosa disse...

A minha primeira leitura do mapa de Tud e Sousa foi 'Obsedo' devido à designação do curral utilizada pelas gentes do Gerês (nomeadamente por um ou outro Vigilante da Natureza). De facto, a designação é Absedo. Porém, no Campo do Gerês, o curral é designado como Cagarrouço.