terça-feira, 6 de setembro de 2011

Trilhos seculares - Fonte Fria

Aproveitando a ressurreição do Verão, mas ainda com temperaturas amenas pela manhã, visitei a Fonte Fria nas frias terras transmontanas de Pitões das Júnias.

O passeio foi mais fácil do que esperava e a paisagem proporciona uma diferente perspectiva da Serra do Gerês e do Planalto da Mourela. Na totalidade o caminho percorrido não atingiu os 10 km e o ponto de maior dificuldade acaba por ser a ascensão à Fonte Fria a uma altitude de 1458 metros.

O caminho lajeado leva-nos a passar pelo Outeiro do Grosal em direcção à base da Fraga de Brazalite, seguido depois pelo lado da Roca Sendeira. Chegado ao colo, este proporciona o acesso à base da Fonte Fria. Aqui, a sorte de nos cruzarmos com as cabras selvagens, motivo pelo qual o Parque Nacional da Peneda-Gerês vedava em tempos o acesso àquele local, mesmo sabendo que do outro lado da fronteira o acesso era livre... coisas de pessoas inteligentes... A ascensão e descida da Fonte Fria foi feito pela cara Sul com o regresso a ser iniciado por um trilho de pé posto a Oeste desta. A caminhada é agradável levando-nos por paisagens únicas e sempre na expectativa de vislumbrar Frodo e os seus pares na demanda do anel!

Ficam algumas fotografias do dia...

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: