domingo, 6 de novembro de 2011

CAUSAS, Terras do Gerês

Teve lugar nos dias 5 e 6 de Novembro mais um workshop de fotografia CAUSAS, desta vez na Serra do Gerês.


Segundo João M. Gil, promotor do CAUSAS, "os workshops de Fotografia CAUSAS têm como objectivo primordial envolver os participantes no contacto e na promoção de diversas culturas, assim como de património humano e natural, através da formação e valorização fotográficas.


Pelo ensino da fotografia e contacto com essas culturas, os workshops são orientados com um objectivo específico de uma causa, onde a divulgação final terá também um papel importante. Os participantes terão a oportunidade de mostrar através da sua arte e técnica fotográficas estas CAUSAS, essas gentes e esses lugares, através de Fotografias de Autor assinadas e publicadas em diversos suportes."

Neste workshop CAUSAS abordaram-se três temas principais: os trilhos seculares, a floresta e o património construído e recuperado. Ao percorrer um pequeno trilho de montanha e ao revelar os segredos relacionados com a vivência serrana, a história dos trilhos e a tentativa de os preservar como forma de preservar a memória dos povos do Gerês, os participantes tiveram a oportunidade de fotografar estes diversos aspectos ao percorrer um trilho entre a Portela de Leonte, o sopé do Pé de Cabril e o vale da Cascata de Leonte. Ao fotografar os aspectos dos trilhos, as suas mariolas e a forma descritiva como alguns destes trilhos foram registados e redescobertos, tentou-se obter um conjunto de momentos fotográficos possíveis de valorizar estas causas e a componente artística dos participantes.
Sendo também um participante neste CAUSAS mostro aqui alguns dos meus «trabalhos» fotográficos. Algumas fotografias mostram o mesmo motivo fotográfico mas com variações em termos técnicos na máquina fotográfica. Aqui seguem as minhas fotografias do primeiro dia (em concordância com o Regulamento do Workshop). As melhores dos participantes estarão publicadas no sítio dos CAUSAS nos próximos dias, depois de escolhidas em favor das Causas e da "melhor Fotografia".





































Fotografias © Rui C. Barbosa