sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mina de Borrageiros, 1941


Se obter imagens dos trabalhos iniciais nas Minas dos Carris é por si só uma odisseia e um trabalho de pesquisa quase inglório, o que dizer da Mina de Borrageiros? Apesar da sua história estar mais ou menos referenciada, a obtenção de imagens dos trabalhos ou mesmo dos edifícios nos anos de laboração, é tarefa quase impossível.

Acredito que estas imagens possam existir, escondidas ou perdidas em velhos baús, arquivos ou álbuns fotográficos poeirentos, mas não deixa de ser um trabalho muito interessante de procurar por elas.

Estas imagens que aqui publico já as havia mostrado há muitos meses atrás, mas volto a publicá-las para mostrar que na Serra do Gerês existem ainda muitos mistérios por desvendar, uns mais recentes do que outros e com a sua importância relativa, mas que não deixam de retratar as alterações que os diferentes processos de humanização trouxeram àquelas paragens.

Estas imagens estão datadas de 14 de Maio de 1941, uma data na qual ainda não haviam sido iniciados os trabalhos nas Minas dos Carris!
 





Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: