domingo, 6 de novembro de 2011

Vezeiras - Tesouro escondido, Histórias por detrás das fotografias

O Parque de Campismo da Cerdeira realizou no dia 4 de Novembro mais uma tertúlia inserida na qual foi abordado um tema relacionados com a Serra do Gerês e o Parque Nacional.

O tema desta tertúlia foi "Vezeiras - Tesouro escondido, Histórias por detrás das fotografias" e foi apresentada pelo fotógrafo João M. Gil que nos falou sobre o trabalho executado juntamente com a socióloga Sónia Melo.

Ao longo de várias semanas, João M. Gil e Sónia Melo acompanharam todo o processo da vezeira desde o "chamamento" até à vezeira propriamente dita, com a transumância dos gados para as serranias geresianas. Em vez de termos uma simples passagem e explicação da fotografia, João M. Gil explicou-nos a história por detrás de cada momento, juntamente com as suas emoções que colocaram o seu cunho pessoal em cada fotografia.

Depois de apresentado o trabalho, seguiu-se um momento de conversa entre os presentes nos quais se encontravam alguns juízes das vezeiras da Ribeira, de Rio Caldo e de Vilar da Veiga, além de outras pessoas que assistiram a este notável evento que o Parque de Campismo da Cerdeira proporciona a todos os amantes do Parque Nacional em geral e da Serra do Gerês em particular.


Estes eventos tiveram início no passado mês de Setembro com o tema "Minas dos Carris" sobre o qual Rui C. Barbosa falou um pouco da história do complexo mineiro. Seguiu-se no passado dia 16 de Outubro, e juntamente com a AFURNA, a apresentação do livro "Rio Homem" de André Gago que decorreu no Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna.
 
Estão já programadas novas tertúlias para os próximos meses, as quais serão divulgadas oportunamente.




Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: