segunda-feira, 17 de junho de 2013

Lugares esquecidos da Serra do Gerês (IV)


Falar de lugares esquecidos na Serra do Gerês na zona das Minas dos Carris, daria para manter este blogue durante muitas semanas. Naquela zona, um observador bem atento fica surpreendido com o número de abrigos em pedra solta que por ali abundam.

Se por um lado parece óbvia a existência destes abrigos (que nos levam para uma época na qual ainda não existiriam as actuais construções mineiras), por outro o seu número não deixa de ser surpreendente.

Haveria muitos destes abrigos que poderia indicar, mas existe um em particular que denota um requinte e um toque especial por quem um dia reuniu naquele lugar aqueles muros de pedra solta. Porquê? Simplesmente, porque a escolha do local é sublime. Dali, e localizado perto da represa dos Carris, o abrigado poderia contemplar um vasto vale e uma paisagem que o levava desde o Pico da Nevosa até às alturas do Larouco ao lado de Montalegre, tendo toda uma serra «a seus pés». Certamente, foi alguém com grande paixão pela montanha... ou então não o deixaram construir em mais lado nenhum!

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: