quarta-feira, 19 de junho de 2013

Minas dos Carris, uma oportunidade perdida


Hoje, o Jornal PÚBLICO noticia que o complexo mineiro de Boticas foi classificado como sítio de interesse público. Mal li a notícia, voltei a recordar a oportunidade perdida que constituiu o abandono e esquecimento a que foi deitado o complexo mineiro dos Carris.

Pelas suas características, história e localização, as Minas dos Carris são exemplo único em Portugal. No entanto, desde o seu início que o Parque Nacional da Peneda-Gerês o viu como uma nódoa negra no seu território, ignorando por completo a sua potencialidade futura ao nível turístico, arqueológico e ambiental.

O aspecto turístico da sua preservação parece-me por demais óbvio. Localizadas nos píncaros serranos, as Minas dos Carris deverão ser o complexo mineiro a maior altitude em Portugal. O seu conjunto de edifícios, agora quase totalmente irrecuperáveis e em ruína avançada, percorre duas fases de exploração mineira nos anos 40 e 50 do século XX. Os efeitos dos passar dos anos, das estações e do vandalismo, levaram a que estes edifícios não fossem aproveitados.

O aspecto arqueológico, na sua vertente industrial, foi completamente descuidado não se fazendo um registo histórico da utilização do espaço e uma memória das vivências. Em todos estes anos, a única referência feita pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês foi a realização de uma exposição no Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro montada tendo por base os estudos e registos investigados pelo autor deste blogue. A maior parte dos equipamentos utilizados na exposição (cedidos por particulares ou obtidos nas Minas das Sombras, Galiza - Espanha) encontrar-se-ão armazenados. Esta situação não é compreensível, pois a exposição foi pensada para ser uma amostra itinerante, mas nunca foi exibida para lá das Caldas do Gerês. Porque não utilizar os painéis numa pequena exposição na Porta do Campo do Gerês? A resposta parece-me óbvia à luz do plano de ordenamento e dos objectivos daquela área protegida.

O aspecto ambiental das Minas dos Carris adquire dois pontos importantes mas de diferentes impactos. Enquanto que ainda existem lamas não tratadas dentro da área do complexo mineiro, os seus poços mineiros tornaram-se local de abrigo de morcegos e de aves que ali nidificam. Será que o Parque Nacional da Peneda-Gerês alguma vez estudou este aspecto?

Assim, é todo um potencial ao abandono irrecuperável graças a uma política ambiental e conservacionista extremista que nunca foi capaz de conciliar a protecção da Natureza com a presença do Homem naqueles espaços, ao contrário dos objectivos da criação do Parque Nacional enumerados pelo Eng. Lagrifa Mendes, seu primeiro director e fundador.

Por tudo isto, as Minas dos Carris constituem um não-paradigma da conservação e preservação histórica no nosso país!

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: