sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Neve no Gerês para a próxima semana?


As previsões meteorológicas valem o que valem e em espacial com tantos dias de distância. Mas podem ficar atentos...

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Magusto Celta em Pitões das Júnias


Terá lugar em Pitões das Júnias no dia 22 de Novembro o Magusto Celta.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Cascata da Laja


Localizada no percurso do Trilho da Preguiça, Serra do Gerês, a Cascata da Laja é uma pequena queda de água escondida num recanto bucólico por entre a ecologia do carvalhal. Não muito distante da Casa Florestal da Preguiça, é um recanto que merece a pena ser visitado.





Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

domingo, 26 de outubro de 2014

Iº Encontros de Montanha nas Caldas do Gerês


Tiveram lugar nas Caldas do Gerês os Iº Encontros de Montanha que debateram temas ligados à segurança em actividades de montanha ao longo de dois painéis que totalizaram oito apresentações provenientes dos mais variados quadrantes.

Após a apresentação do evento por parte de José Carlos Pires e Rui Barbosa, seguiram-se algumas palavras por parte de Filipe Mota Pires em representação da Câmara Municipal de Terras de Bouro que salientou a importância deste evento não só para o concelho de Terras de Bouro como para a prática de actividades de montanha a nível regional e nacional.

Seguiu-se o Painel 1 apresentado e moderado por Rui Barbosa com as apresentações por parte de Carlos Sá (Carlos Sá Nature Events) que falou sobre a importância da segurança em eventos de trail running ao nível da preparação por parte das entidades organizadoras e por parte dos próprios atletas. Seguiu-se a apresentação por parte de Amadeu Barros (Clube de Montanhismo de Braga) que apresentou o tema da segurança em montanha de forma geral, sublinhando alguns dos erros que são praticados pelos amantes do montanhismo. Manuel Zeferino (Bike Service | Gerês Granfondo) apresentou os cuidados em termos de segurança ao nível das provas de ciclismo em termos gerais e a segurança no Gerês Granfondo, apresentando de forma resumida a prova que terá lugar em 2015. Finalmente, o Painel 1 foi encerrado com a apresentação por parte de Tânia Costa (Clube de Orientação do Minho) indicando os aspectos gerais de segurança nas provas de orientação em zonas de montanha.

O Painel 2 teve apresentação e moderação de José Carlos Pires e contou com as apresentações por parte de Joel Pereira (Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo) que versou o tema da segurança em montanha e em desportos de aventura / natureza. Céu Osório (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas / PNPG) sublinhou os cuidados e precauções que os praticantes de desportos de montanha e de pedestrianismo deverão ter quando visitam o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Seguiu-se a apresentação por parte do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro / GNR que indicou os procedimentos de segurança e resgate que são levados a cabo pelos GIPS em situações de emergência em montanha e o Painel 2 foi encerrado com uma intervenção por parte do 2º Comandante Operacional Distrital, Vítor Azevedo (Protecção Civil | Comando Distrital de Operações de Socorro, Braga) que mais uma vez indicou os procedimentos de segurança e resgate que são levados a cabo em situações de emergência.

O primeiro dia dos Encontros foram encerrados com a projecção do filme “127 Horas” num filme que é protagonizado por James Franco, que interpreta o papel de um alpinista que ficou preso numa zona de deserto rochoso. Um filme intenso, cuja temática se relaciona com a segurança em locais como a montanha.

No segundo dia dos Encontros foi realizada uma simulação de resgate pelo Grupo de Intervenção Protecção e Socorro da GNR e teve lugar uma mini-prova de orientação pelo Clube de Orientação do Minho no interior do Parque Tude de Sousa.

Esta iniciativa promovida pela Viver Gerês Turismo e pelo Blogue Carris, irá continuar em 2015 com a realização dos IIº Encontros de Montanha que deverá ser subordinado ao tema "As actividades de desportos de natureza nas áreas protegidas".


































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)