domingo, 18 de janeiro de 2015

Em Leonte por entre paisagens de neve


Se na Quinta-feira anterior havia sido recebido com chuva intensa quando procurava a neve, neste dia não tive de fazer muito esforço para a encontrar. A neve chegara finalmente a 2015 e com um nevão que mereceu o nome. Espera-se que seja o primeiro de vários.

Porém, com a neve veio também um nevoeiro intenso que impediu de completar o quadro das vastas paisagens ou mesmo com résteas de céu azul. As prometidas abertas para Sábado não apareceram e encerraram a paisagem num casulo de nevoeiro cinzento.

Com as temperaturas a manterem-se baixas e com a estrada coberta de neve já dura a formar pequenos blocos de gelo (e tendo em conta que o cenário seria mais cedo ou mais tarde destino de muita gente ávida de brincadeiras na neve), decidi por um passeio pequeno na vizinhança da Portela de Leonte e utilizando o estradão que circula pelas encostas já na vertente para a Mata de Albergaria. Seria uma passeata suave para matar saudades do caminhar na neve por entre a paisagem cinzenta e silenciosa.

Este é um percurso que pode ser feito em qualquer altura sem grande dificuldade e que nos dias de céu limpo e livre de nuvens nos permite uma paisagem fantástica para o lado Nascente, vislumbrando o Vale de Maceira, o Pé de Medela e parte do Cantarelo.

O percurso inicia-se por detrás da abandonada Casa Florestal de Leonte junto de uma mesa de pedra logo ao lado ao monumento a Arthur Loureiro. Seguindo sempre o estradão, este vai ganhando altitude de forma consistente com alguns declives mais acentuados. Logo após o seu ponto mais alto, pode-se fazer um pequeno desvio à esquerda que nos poderá levar até à Corga do Mourinho, mas devido ao facto de estar com muita vegetação, não é possível atingir por enquanto o carreiro que nos pode levar à Varziela ou ao Curral do Mourinho. Assim, temos de voltar para trás de novo para o estradão e encetar a descida que nos leva até à estrada que liga a Portela de Leonte e a Portela do Homem. Neste percurso fez-se o regresso utilizando a antiga estrada florestal que, por entre o bosque, nos leva de volta a Leonte.

Distância folheto: Não disponível
Distância GPS: 4,2 km
Distância odómetro: 3,8 km
Distância GEarth: 4,2 km
Altitude máxima folheto: Não disponível
Altitude máxima GPS: 981 m
Altitude máxima GEarth: 953 m
Altitude média GEarth: 892 m
Altitude mínima folheto: Não disponível
Altitude mínima GPS: 749 m
Altitude mínima GEarth: 844 m
Duração folheto: Não disponível
Duração jornada (GPS): 1h50
Avaliação final (máx. 10): 5,0


























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: