domingo, 1 de março de 2015

Chacina na Serra de Arga



As fotografias que mostram os animais após o ataque foram cedidas por Vítor Rodrigues (todos os direitos reservados ao autor).

Não é usual escrever neste blogue sobre temas fora do Parque Nacional. No entanto, o assunto é demasiado sério para o deixar de parte e ainda por cima tendo em conta as recentes notícias sobre as infelizes declarações proferidas por um responsável deste governo sobre a possibilidade de em breve poder vir a ser possível a caça ao lobo.

Como sabemos, por vezes surgem muitas queixas por parte dos criadores de gado relacionadas com os «ataques» do lobo que dizimam os seus animais. Também sabemos que na maior parte das vezes o Estado se atrasa nas compensações devidas por esses mesmos «ataques». Sabemos ainda também que muitos destes «ataques» não têm origem no lobo, mas este já é um assunto que fica sempre fora da discussão e que não interessa a muita gente que seja referido.

Na verdade, é por demais sabido, que muitos dos cães de caça são abandonados pelos caçadores quando já não têm rendimento para a actividade venatória. Provavelmente, estes são os que têm sorte, pois outros serão certamente mortos com as munições que sobram de uma jornada de frustração nas montarias.

Ora, se provas fossem necessárias para mostrar que na maior parte dos casos estes «ataques» em nada estão relacionados com o lobo, o cenário que estas fotografias mostram é a testemunha visual do resultado de uma montaria.






Muito provavelmente se não houvessem testemunhas, estas imagens seriam utilizadas para afirmar de forma categórica que os estragos haviam sido feitos pelos lobos, essa temível criatura. Ora bem, isto é o resultado de uma montaria na Serra de Arga feita por aqueles que dizem que gostam de conviver com a Natureza, porém matando-a!

Este é o resultado da passagem dos cães dos caçadores, os mesmos cães que abandonados não hesitam em atacar os mesmos animais em muitos lugares de Portugal e que depois os lobbies da caça dizem ser o resultado do aumento dos lobos nas nossas serras.

Estas são as imagens que gente como o Secretário de Estado do Ambiente (que só é gente porque é assim que responde quando lhe batem à porta da casa de banho!) se recusa a ver e que depois diz coisas tão absurdas como as que são aqui reproduzidas.

As fotografias seguintes são de Karine Torres e mostram alguns dos animais que foram resgatados após o ataque descrito.




Fotografias © Vítor Rodrigues e Karine Torres (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: