sexta-feira, 16 de outubro de 2015

O triste fim do Hotel Parque


Uma das características que decididamente marca a passagem pelas Caldas do Gerês, são os edifícios dos seus clássicos hotéis.

Memórias dos tempos áureos do termalismo da primeira metade do século XX, muitos destes edifícios foram recuperados. Porém, o visitante das Caldas do Gerês é recebido na vila com um cadáver que mal se aguenta em pé, um verdadeiro morto-vivo à espera da melhor oportunidade para um dia desabar e reclamar as vítimas devido ao abandono e incúria a que foi deitado nos últimos anos.

O Hotel Parque definitivamente não deixa uma boa impressão a quem visita as Caldas do Gerês, quase como que um prenúncio de muitas coisas más que irão ver no Parque Nacional.

Rosa Fernanda Silva, no seu "O Gerês - de Bouro a Barroso, Singularidades territoriais e dinâmicas territoriais" (Ed. Afrontamento, Outubro de 2011) descreve assim a história do Hotel Parque: "Foi construído no início do século XX. A estrutura arquitectónica e funcional desta unidade hoteleira mostrava-se qualitativamente diferente das anteriores. A dimensão e o requinte das áreas funcionais ofereciam novas particularidades no domínio do conforto interior, como por exemplo a presença de ascensor. Era envolvido de aprazíveis espaços verdes adaptados quer à prática de jogos quer a harmoniosas áreas de repouso e convívio quer ao aproveitamento de uma piscina de água proveniente directamente das nascentes serranas.

Pertenceu a Paulino da Silveira e esposa Hortência e, seguidamente, passou à família Teixeira. Em 1928 foi adquirido pela Empresa Hoteleira. Desde o início do século XXI está encerrado e em preocupante estado de degradação física. Encontra-se em estudo um projecto de reconstrução e futura opção funcional.

A Empresa Hoteleira, no âmbito da actual política de remodelação das suas unidades de hotelaria e dos espaços envolventes, enquadrou a requalificação parcial do antigo e luxuriante espaço verde deste Hotel. Numa primeira fase ocorreu a reabilitação do campo de ténis, da piscina e serviços afins."

A fotografia mostra o Hotel Parque a 19 de Julho de 2015.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: