sábado, 10 de outubro de 2015

'Posto de vigia' na Nevosa?


Recentemente, relatei aqui a «descoberta» de uma curiosa construção perto do Pico da Nevosa, na Serra do Gerês. Em recente conversa telefónica com o José Moreira, autor do blogue Bordejar, foi levantada a hipótese de a construção existente perto do Pico da Nevosa poder tratar-se de um antigo posto de vigia.

Esta é uma hipótese meramente académica, mas que não deixa de fazer sentido e fez-me recordar de uma construção semelhante, também de forma quadrangular, existente na Portela da Amoreira entre o Vale do Rio das Sombras e o Curral da Amoreira. Estas poderiam ser postos de vigia numa altura antes da definição das fronteiras. Recorde-se que o acordo entre Portugal e Espanha relativamente à definição das fronteiras foi assinado em Lisboa a 29 de Setembro de 1864 e rectificado a 4 de Novembro de 1866.

Assim, levanta-se a questão: "Existirão construções semelhantes ao longo da raia entre a Portela da Amoreira e a Portela do Homem?" De facto, não me recordo de ver tais construções, no entanto nunca estive atento em sua busca, mas outras existem. Estas são construções toscas de pedra solta que tiram partido das grandes rochas existente naquelas alturas. Da mesma forma se pode questionar a existência de construções semelhantes para lá do Pico da Nevosa, adentrando-se pela raia nas Terras de Barroso.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: