quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Desafio para 2016 (II) - Ermida (Ponte da Barca)


Aqui lancei o desafio para o ano de 2016: visitar os 44 pontos de interesse existentes na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés (Projecto VALOR GERÊS-XURÉS).

Comecei o meu desafio na pequena aldeia da Ermida, Serra Amarela (Ponte da Barca), que é o desafio n.º 11 da lista.

A página da União das Freguesias de Entre Ambos-os-Rios, Ermida e Germil, descreve a aldeia da Ermida da seguinte forma: "Com uma área de aproximadamente 1121 ha,  distribuídos pela zona montanhosa da Serra Amarela, que faz parte do maciço da Serra do Gerez, a Freguesia de Ermida dista cerca de  16 km da vila de Ponte da Barca, a sede do concelho a que pertence.

A nível populacional, tem acerca de  83 habitantes. Apresenta, portanto, uma  densidade populacional de cerca de 7 hab/km². Face à emigração para outras localidades dentro e fora do país, o numero de eleitores supera o dos habitantes, assim, tem-se nesta terra quase 100 eleitores.

Ermida tem os seus limites estabelecidos com as freguesia vizinhas, da seguinte forma: a Norte, a Freguesia de Britelo. A Sul, a Freguesia de Campos do Gerez (concelho de Terras de Bouro). a Nascente, a Freguesia de Lindoso e a Poente, a Freguesia de Entre-Ambos-Os-Rios e a Freguesia de Germil.

A sua actividade económica baseia-se na agricultura e pastorícia. As suas festas tradicionais são: S. Silvestre (última noite do ano), Senhora do Rosário e Coração de Maria (domingo seguinte à Páscoa), S. Sebastião e Santo António (2ª feira seguinte à Páscoa).Por valores patrimoniais e aspectos turísticos deve referir-se a Igreja Matriz, o cruzeiro, o núcleo museológico ( Estátua de Menhir, Pedra dos Namorados expostos no Museu Soares dos Reis - Porto) e citânia de Bilhares. No artesanato, apresenta a tecelagem e cestaria.

Os rios Froufe  e Carcerelha, são duas preciosidades desta freguesia. Com os seus lidíssimos cursos de água entre seixos e granitos e com quedas de agua a marcarem um cenário edílico, são valores incalculáveis. As suas espectaculares paisagens sobre toda  a região, com predominância para o vale do Lima, entre  as terras do Lindoso e Ponte da Barca, são outros dos motivos que vale a pena referir  como aspectos de muita importância na descrição desta freguesia.

O topónimo parece ter a  sua origem numa “ermida” que venerava o mártir bracarense S. Silvestre. Entre o património arqueológico mais importante de Ponte da Barca, a Freguesia da Ermida contribui de forma muito significativa, tendo em conta a famosa Pedra dos Namorados e a estátua menhir da Ermida. São monumentos pré-históricos que se encontram depositados no Museu Soares dos Reis, no Porto. Sabe-se que foi em 1981 que o conhecido arqueólogo, Dr. António Martinho Baptista, encontrou este menhir e é o mesmo que dá  valor simbólico às armas da Freguesia de Ermida, mede 1,50 m de comprimento, por cerca de 45 cm de largura. A Pedra dos Namorados, encontrava-se num local a que se atribuiu o nome de Veiga dos Namorados, por isso mesmo. Situa-se no Lugar de Bilhares, que apresenta um núcleo de raízes, com características castrejas.

Ainda, acerca da história desta freguesia, temos no livro "Inventário Colectivo dos registros Paroquiais Vol. 2 Norte Arquivos Nacionais Torre do Tombo", a seguinte resenha que transcrevemos na integra: « O Censual de Braga omite no concelho de Ponte da Barca, até ao século XVIII a freguesia de Ermida (São Silvestre). Porém segundo alguns autores, o topónimo da freguesia poderá derivar de "uma ermida" com comunidade monástica pré-nacional dedicada a São Silvestre, um mártir bracarense do século V.

Américo Costa descreve-a como um curato anexo à abadia de São Miguel de Entre Ambos-os-Rios, pertencendo a apresentação do seu cura ao abade desta freguesia. Refere ainda que São Silvestre da Ermida se veio, posteriormente, a autonomizar de São Miguel de Entre-Ambos-os-Rios, voltando, contudo, a anexar-se-lhe na primeira metade do século XIX.

Em termos administrativos, pertenceu, em 1839, à comarca de Braga e, em 1852, à de Pico de Regalados. Em 1862, fazia parte da comarca de Vila Verde e, em 1878, da de Ponte da Barca. Em 1927, por força do decreto nº 13917, de 9 de Julho, a comarca de Ponte da Barca foi extinta, sendo as freguesias do concelho anexadas, para efeitos judiciais, à de Arcos de Valdevez»."

O mapa com os 44 pontos de interesse existentes na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés pode ser encontrado aqui.

















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: