quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

"Quem se perder no Gerês poderá ter de pagar o resgate"


A notícia é do Jornal de Notícias e relata as supostas pretensões de uma reunião que ocorreu em Montalegre para discutir a «problemática» dos resgates ocorridos na Serra do Gerês em Janeiro e Fevereiro.

Municípios, Proteção Civil e GNR estão a preparar um pacote de medidas para prevenir os casos de resgate no Parque Peneda-Gerês, que passam pelo reforço da sinalização, da rede de telemóvel e até pelo pagamento dos custos.

Aparentemente, a reunião não terá contado com a presença de qualquer responsável do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A notícia completa pode ser lida aqui.

Ora, acho que seria também interessante que na próxima reunião que terá lugar em Março, fosse discutido porque razão a comunicação social tem acesso tão célere às informações sobre os acidentes que ocorrem no nosso único Parque Nacional e que fosse explicado porque razão muitas vezes chegam aos locais mais rápido do que os próprios serviços de socorro, serviços esses que são pagos por todos e que servem não só para dar apoio ao jogos de futebol e a outras tretas! Convém saber quem passa essa informação, como essa informação é transmitida e porque é que é transmitida desde os centros que recolhem os pedidos de socorro para os diferentes canais de media.

Por outro lado, não deixa de ser peculiar que a notícia foque com principal destaque o facto de os resgates ocorridos no Gerês poderem vir a ser pagos e não refira que situações similares noutras regiões de Portugal possam também vir a ser afectadas por estas medidas que não passarão de meras recomendações dado que nem a Câmara Municipal de Montalegre, nem a Protecção Civil e nem a GNR tem autoridade para implementar multas aos visitantes mais distraídos do Gerês.

Já havia referido por diversas vezes que não me espantaria que mais cedo ou mais tarde o governo pudesse vir a querer implementar o pagamento dos custos dos resgates em caso de negligência grosseira nas actividades de turismo da natureza. 

Para finalizar vou citar uma parte do artigo... "David Teixeira salientou que o pacote de medidas, que está em preparação e que se quer implementar "rapidamente", contempla iniciativas como o pagamento do resgate por parte de quem pede o socorro.

"Sim, vai acontecer. Tudo o que seja resgate por inconsciência será atribuído o custo do resgate a quem o pede""

Não, não vai se não houver uma lei que isso obrigue e não creio que a Câmara Municipal de Montalegre tenha autoridade para o fazer no âmbito de um sistema de socorro nacional.

PS: Diversão a sério, é ler os comentários na notícia.

Sem comentários: