quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

RTP suspende emissão do programa 'Portugal a Pé'


Sem qualquer justificação, a RTP suspendeu a emissão do programa 'Portugal a Pé' que era emitido nas manhãs de Domingo.

A página do facebook dedicada ao programa refere que: "Por imperativos de programação, o programa Portugal a pé poderá deixar de ser transmitido na RTP1 ao domingo, no horário habitual. Ainda não nos é possível adiantar o horário de transmissão do episódio em falta relativo ao Parque Natural de Sintra-Cascais. Assim que tenhamos informações sobre a nova data e hora divulgaremos aqui na página. Mas a caminhada não fica por aqui! O Portugal a Pé será reemitido na RTP3, por partes, em episódios de 12,5 minutos. Os horários de transmissão serão também aqui disponibilizados."

O programa 'Portugal a Pé' é apresentado como um programa que pretendia "...apresentar aos portugueses e ao mundo, a beleza do nosso país mostrando os percursos mais belos e emblemáticos, que apenas a pé podemos conhecer."

Numa altura em que "a prática de caminhada e trekking, bem como outras actividades ligadas à natureza está cada vez mais em voga no nosso país?, este programa apresentou ao longo de quatro episódios alguns dos locais onde se poderia praticar essas actividades ao ar livre, levando "...até ao espectador o património natural que o nosso país tem para oferecer." O 'Portugal a Pé tinha como "...pretensão, atrair os amantes da natureza e concomitantemente, impulsionar o turismo e promover hábitos de vida saudável."

No entanto, todos estes argumentos não são o suficiente para manter o programa no ar, suspendendo-o e desrespeitando o telespectadores ao não apresentar qualquer justificação para tal.

A decisão da RTP é no mínimo, uma falta de respeito a quem tanto deu para criar o programa.

A RTP já nos habituou a esta falta de respeito! Apesar de se afirmar como um serviço público, a RTP não passa de uma concubina ao serviço de lobbies, tais como o da tauromaquia, que transmite em horário «nobre» e sem «imperativos de programação».

Um pouco de respeito por quem vos paga, não vos ficava mal!

Sem comentários: