segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Trilhos PNPG - Trilho da Cidade da Calcedónia


O Trilho da Cidade da Calcedónia é um trilho de pequena rota que se desenvolve na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês e dentro do concelho de Terras de Bouro.

A 17 de Julho de 2010 escrevia o seguinte sobre este percurso: O Trilho da Cidade da Calcedónia é um trilho pedestre de pequena rota com um traçado circular e com uma distância de 7 km. Apresenta zonas de declives acentuados, transformando-o num trilho de dificuldade média / elevada. Segundo o prospecto informativo deste trilho, este "...deve ser percorrido num passo certo de forma a facultar ao pedestrianista a plena fruição, o contacto ambiental e, mais importante, a reflexão sobre este mundo de estruturas culturais e vivências milenares que, hoje, facilmente tendem a se esgotar."

Este trilho requer a alerta a todos os sentidos no meio de um caos de forma graníticas. Vamo-nos aproximando do seu ponto elevado ao nos agacharmos para passar por secretas passagens encobertas por retorcidas árvores. Para trás fica um mundo real e por entre os recortes, foge pelo recanto do olho a forma metálica dos guerreiros de outros tempos em busca dos mares eternos. Os passos dos Argonautas levam-nos para o interior da Terra, o submundo que nos faz questionar sobre as nossas crenças, sobre a realidade que por vezes temporariamente nos cega com falsos símbolos de divindades que num duplo milénio nos atormenta e nos castiga com a escuridão, pestilências, morte e castigos. É no píncaros serranos depois de brotar das entranhas da Terra que encontramos o nosso verdadeiro ser...

É assim o Trilho da Cidade (perdida) da Calcedónia...

Desta vez percorri este trilho em dia de chuva e nevoeiro, e constatei que mesmo assim (ou talvez até de forma mais intensa) as paisagens da Serra do Gerês nos transportam para um mundo de fadas e duendes. Aqui, vive-se o misticismo da montanha na história dos Argonautas.

Em relação ao percurso que havia feito em 2010, nota-se a ausência de placas que existiam durante o trilho. A sinalização não é deficiente, mas requer atenção durante o percurso. Tal como então, desta vez também não percorri a Fenda da Calcedónia. Esta exige algum esforço físico e deve ser feita com extremo cuidado devido a alguns passos mais exigentes.

O Trilho da Cidade da Calcedónia é um dos trilhos que usa a sinalética da #ColorADD, código para daltónicos. Esta foi uma inovação introduzida pela ADERE Peneda-Gerês que tem a licença para a utilização em trilhos e material promocional. Esta é assim uma interessante aplicação do conceito numa área na qual a cor está sempre presente.

Algumas imagens deste dia...














Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: