quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Trilhos seculares - De Leonte ao Borrageiro


Ao passar as pontes de Rio Caldo, um farrapo de nevoeiro escorria pelo colo que assinala a Portela de Leonte ao longe. Porém, «deste» lado da serra o céu apresentava-se azul e o dia certamente frio para lá da janela do carro.

Após o pequeno-almoço nas Caldas do Gerês, o encontro marcado em Leonte. Mochila às costas e iniciava-se a jornada até ao ponto mais elevado do Borrageiro. O percurso seria o mesmo já de dezenas de caminhadas. Subindo a encosta em direcção ao Vidoal com a usual passagem pela Chã do Carvalho. Sempre acompanhado pela silhueta do Pé de Cabril, a paisagem lá se ia familiarmente elevando para embelezar o entorno geresiano. Suficientemente altos, víamos o mar de nuvens que afundava parte da Mata de Albergaria numa língua vinda dos ares galegos do Lima. Com um céu cristalino, a Sra. de Anamão parecia ali perto, bastava só esticar o braço.



Depois de passar o Vidoal, rumamos por entre poças com gelo e terra dura em direcção à Preza e daqui à Chã das Ruivas (ou Chã da Fonte). Mesmo com o ar frio, o Sol fazia-se sentir por entre a brisa fria que subia o peito vindo do Cambalhão.

Antes de enveredarmos pela subida final até ao píncaro mais elevado, uma visita ao pitoresco Arco do Borrageiro e a monumental vista sobre o Vale de Teixeira. O acesso ao Borrageiro foi feito por outro percurso, ladeado o Arco do Borrageiro pela esquerda e indo tomar o carreiro mais adiante.

No Borrageiro a soberba paisagem permitia vislumbrar todas as serras do parque nacional e muito mais além, para lá do Larouco e outras serras mais a Sul.

Tendo por destino o Curral da Lomba de Pau, fez-se um curto desvio para mirarmos a Meda de Rocalva com o seu curral e o duplo espigão da Roca Negra. Ao longe, a Nevosa espreitava despida de neve e o marco geodésico dos Carris revelado com o máximo zoom da máquina fotográfica.

De seguida, caminhamos em direcção à Lomba de Pau onde surgiu o merecido descanso, com o regresso a ser feito pelo usual carreiro que nos levou de volta à Chã da Ruivas passando pelas Gralheiras.

Ficam algumas fotografias do dia...



























































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: