quinta-feira, 10 de março de 2016

O complexo mineiro dos Carris (I)


Podemos dividir o complexo mineiro dos Carris em duas zonas principais: uma zona residencial e uma zona de trabalhos mineiros ou zona industrial. Dividimos estas duas zonas por quatro áreas: Área Residencial n.º 1, Área Residencial n.º 2; Área Industrial; e Represa dos Carris. A Área Industrial corresponderá no seu todo à zona de trabalho mineiro.

Muitos dos edifícios que actualmente se podem observar no complexo mineiro, encontram correspondência nos registos que existem guardados nos diversos arquivos nacionais. Porém, existem outros sobre os quais não existe qualquer registo (plantas ou alçados) ou então alterações que foram executadas nos edifícios e que não encontram registo histórico. As compartimentações e funções dos edifícios não eram exactamente iguais às que aqui serão apresentadas nas plantas, sendo que em alguns casos foram alteradas, ampliadas e usadas de modo diferente do previsto. Porém, decidiu-se fazer a descrição dos edifícios segundo a sua função original, fazendo-se a referida nota no caso da alteração da sua função.

A entrada principal do complexo mineiro leva-nos à primeira zona e à Área Residencial n.º 1. Esta área contém 14 edifícios onde estão incluídos o dormitório, a cozinha e o refeitório, o bloco (ou casa) para casais, a oficina, uma habitação do guarda e outros edifícios menores de habitação ou armazéns. Tal como acontece em todo o complexo, todos os edifícios estão em ruína.


A Área Residencial n.º 1: A – entrada do complexo mineiro; B – casa do guarda; C – edifício para casais; D – garagem e oficina; E – refeitório e cantina; F – edifício desconhecido (possivelmente um armazém); G – dormitório (camaratas); H – casas de banho do dormitório; I – bairro mineiro; J – armazéns.

Situadas a Norte da entrada no complexo mineiro e ao longo da estrada que conduz à represa dos Carris, encontra-mos quatro casas a que se dava a designação de “Bairro”. O seu tipo de construção é distinto da construção utilizada nos outros edifícios que serviriam de residência, exceptuando o dormitório. Uma visita ao seu interior não deixa perceber como seria a sua organização, pois nada mais resta do que as quatro paredes e uma pequena lareira com a chaminé. Cada um dos quatro edifícios estava dividido em duas habitações que seria utilizada por uma pessoa que aí organizava o seu espaço. Essa habitação serviria de cozinha e quarto, não havendo casa de banho (provavelmente a serventia da casa de banho seria feita no edifício do dormitório). Não havendo plantas nem alçados destas quatro casas, crê-se no entanto que a sua construção data das construções que foram realizadas em 1943 e 1944, surgindo na listagem dos edifícios datada de Setembro de 1953.

Texto adaptado de "Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês", Rui C. Barbosa - Dezembro de 2013.


O 'Bairro' a 12 de Agosto de 1993


O 'Bairro' a 11 de Janeiro de 2003


O 'Bairro' a 28 de Fevereiro de 2006


O 'Bairro' a 9 de Maio de 2011


O 'Bairro' a 19 de Fevereiro de 2016

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: