terça-feira, 15 de março de 2016

O complexo mineiro dos Carris (III)


Contíguo ao edifício para casais encontrava-se a oficina de viaturas e a pouca distância encontrava-se um edifício que servia de residência aos guardas, mas do qual não existe qualquer registo ou planta.

A Área Residencial n.º 2 do complexo mineiro é alcançada após atravessarmos a pequena avenida inicial da aldeia e caminhando algumas dezenas de metros. Actualmente são visíveis várias estruturas facilmente identificáveis. O primeiro edifício surge à nossa esquerda e na sua função original teria uma tripla utilização como pequeno refeitório, cantina e recepção do minério. Porém, o edifício serviu posteriormente como armazém de peças.

Desde a sua construção, o edifício sofreu várias remodelações como ainda se pode constatar no seu interior. Numa das divisões são ainda discerníveis as marcas de canalizações de gás na parede, o que atesta a sua utilização como cozinha e cantina possivelmente para os técnicos superiores da mina. Um curto corredor conduz a uma pequena sala que pode ter servido de pequeno dormitório individual e onde restam vestígios de uma lareira.

O edifício foi originalmente apresentado como edifício de escritórios e cantina destinado ao gabinete técnico, gabinete de administração, depósito de minério, cantina e respectivo escritório. Estava assente num único pavimento com as dimensões principais de 29,50 metros de comprimento e 7,00 metros de largura. Parte do edifício foi construído em alvenaria e outra parte em madeira, tendo uma cobertura de duas águas em lusalite. Posteriormente foi remodelado e construído em alvenaria e tijolo.







Texto adaptado de "Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês", Rui C. Barbosa - Dezembro de 2013.



Parte da Área Residencial n.º 2: A – soco de alvenaria de suporte da secção técnica, sala das refeições do pessoal superior e quartos de visitas e dos administradores, gabinete e escritório administrativo (inicialmente projectada como casa do pessoal superior da mina); B – cozinha de apoio à casa do pessoal superior da mina; C – tanque reservatório de água; D – casas de banho, chuveiros e alojamento das empregadas; E – casas de banho; F – fossa.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)


Sem comentários: