sexta-feira, 25 de março de 2016

Trilhos seculares - Curral de Absedo


O Curral de Absedo é um dos locais mais peculiares de toda a Serra do Gerês. A isso leva o seu entorno e principalmente a sua localização. O seu isolamento e a dificuldade em lá chegar, tornaram aquele lugar num local místico, num dos currais mais extremos da Serra do Gerês.

Localizado sobranceiro ao Vale do Alto Homem, a paisagem é única! O Vale do Homem é visto numa perspectiva que a Encosta do Sol não consegue dar. A partir daqui, tudo é grandioso e só a nossa pequenez se torna evidente.

A caminhada foi longa e levou-nos a sair da Portela de Leonte, subindo a encosta em direcção ao Curral do Vidoal passando pela Chã do Carvalho. Do Vidoal seguimos em direcção à Presa e daqui à Chã das Rubias (Chã da Fonte), seguindo depois para a Chã das Gralheiras, Lomba de Pau e descendo depois para o Conho.

Depois de um curtíssimo descanso no Curral do Conho, seguimos em direcção aos Prados da Messe, passando o Ribeiro do Porto das Vacas e ao lado do Curral da Pedra. Tomando o longo carreiro que liga os Prados da Messe às Minas do Borrageiro, passamos ao lado do Curral da Abelheira e à sombra de Porta Ruivas, chegando depois ao Curral dos Bezerros e subindo ao lado do Cabeço da Cova da Porca (Torrinheira), para depois baixar em direcção ao Curral do Abeso. O regresso foi feito no percurso inverso.

Algumas imagens do dia...























































Fotografias: © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: