segunda-feira, 13 de junho de 2016

Desvendado o mistério do edifício de faltava nas Minas dos Carris


No livro 'Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês' fiz uma descrição pormenorizada de todos os edifícios existentes nas Minas dos Carris essa descrição também pode ser lida em 'O Complexo mineiro dos Carris (I)' (e nas publicações subsequentes).

Nota: Fernando Fundo referiu após ler esta publicação, que este edifício era o dormitório para o pessoal da mina que não tinha lá família local, tendo sido também onde próprio dormiu durante o primeiro mês da sua permanência no complexo mineiro. O edifício seria desactivado após a construção da caserna nova e era o denominado como "Rivoli".

Na altura referi que "Muitos dos edifícios que actualmente se podem observar no complexo mineiro, encontram correspondência nos registos que existem guardados nos diversos arquivos nacionais. Porém, existem outros sobre os quais não existe qualquer registo (plantas ou alçados) ou então alterações que foram executadas nos edifícios e que não encontram registo histórico. As compartimentações e funções dos edifícios não eram exactamente iguais às que aqui serão apresentadas nas plantas, sendo que em alguns casos foram alteradas, ampliadas e usadas de modo diferente do previsto. Porém, decidiu-se fazer a descrição dos edifícios segundo a sua função original, fazendo-se a referida nota no caso da alteração da sua função."

Porém, existia um edifício do qual nunca tinha visto qualquer fotografia e que assim permanecia uma incógnita entre todos os outros edifícios do complexo mineiro. Na fotografia a seguir, referia que o Edifício F era um edifício desconhecido, sendo possivelmente um armazém.


No Google Earth, o soco de alvenaria surge bem definido nesta imagem obtida a 28 de Agosto de 2013...


Da mesma forma, nesta fotografia datada de 18 de Março de 2007 podemos ver a localização deste possível armazém antes da Cantina...


Também datada de 18 de Março de 2007, a seguinte fotografia mostra-nos em primeiro plano o local onde se encontrava o edifício...


Finalmente, este edifício do qual faltava um registo fotográfico é-nos revelado na fotografia seguinte!


Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Fotografia do armazém © Paulo Gaspar / Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: