sexta-feira, 3 de junho de 2016

PN - Quem ama o Parque Nacional não o destrói (1987)


Tive a sorte de a Paula Oliveira, do Abrigo da Garrana - Cabril EcoRural, me oferecer um belo exemplar deste panfleto que foi editado em Setembro de 1987 numa campanha realizada entre a Quercus e o então Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza (Parque Nacional da Peneda-Geres).

Nesta altura, não faltava informação sobre o PNPG. Informação em papel, gratuita e de qualidade, na qual os visitantes do nosso único parque nacional recebiam as boas recomendações de visita a esta área protegida.

Este panfleto foi editado numa altura em que o PNPG estava ameaçado de ser desclassificado, ameaça que se tornava cada vez mais real em 1990, mas que felizmente não se veio a concretizar. Esta ameaça surgia a situação que então se vivia no Parque Nacional era crítica e o momento que então atravessava era decisivo. Na altura, "...os incêndios, o exagerado aumento de tráfego e a poluição que tal implica, a prática da caça e o consequente desaparecimento da fauna" colocavam o PNPG em perigo

Curiosamente, muitas destas causas ainda se mantêm, nomeadamente a caça e a introdução de actividades que vão destruindo a fauna e a flora do PNPG. Na altura, era estes os conselhos que então este panfleto nos dava:

- Nunca se livre do seu lixo deixando-o no chão. O Parque possui, nalgumas zonas, recipientes para esse fim. Se tal não se verificar guarde o lixo até que encontre local apropriado para o deixar.

- Não leve para o Parque instrumentos ou utensílios que gerem ruído. Deixe o seu transístor em casa (!!!)

- Nunca se sirva dos cursos de água para neles verter elementos sólidos ou líquidos.

- Não colha plantas.

-Não destrua a sinalização existente. O Parque criou-a para si.

- Nunca se sirva das árvores para nelas fazer inscrições. Lembre-se de que são seres vivos, muitos deles centenários.

- Não se passeie em grandes grupos.

- Procure deslocar-se pelos trilhos existentes. Não contribua para que novos surjam.

- Recorra aos cursos de água apenas quando tiver sede.

- Não leve para estas áreas os seus animais de estimação.

- Se é fotógrafo não se exceda.

- Vista-se com roupas de cores discretas.

Sem comentários: