sexta-feira, 29 de julho de 2016

Tragédia abate-se de novo sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês - Incêndio lavra no Ramiscal


Segundo anunciou a Quercus, um "...incêndio (..) está a afetar a reserva integral do Ramiscal, situada na freguesia de Cabreiro, concelho de Arcos de Valdevez em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O incêndio teve início ontem à noite e está ainda a decorrer nesta área de elevada importância ecológica e diversidade biológica do Sítio de Importância Comunitária das Serras de Peneda-Gerês."

A Mata do Ramiscal é uma rica floresta de carvalho alvarinho e azevinhos onde ainda habitam os lobos, as águias reais, os corços, as cabras pirenaica, os gatos bravos e muitas outras espécies selvagens.

Ainda segundo aquela associação ambientalista, a "falta de prevenção crónica provocam a destruição dos valores naturais do Parque Nacional ano após ano.

Infelizmente, a falta de ações de prevenção e o abandono crescente das áreas protegidas fazem com que o Parque Nacional da Peneda-Gerês seja pasto das chamas ano após ano."

Assim, a "Quercus apela aos cidadãos para que não permitam qua a banalização dos fogos de Verão impeça a proteção eficaz dos locais de Portugal de maior riqueza biológica como é neste caso. Muito dificilmente encontraremos um local de maior diversidade e riqueza natural no nosso país."

A importantíssima Mata do Ramiscal foi afectada por um violento incêndio florestal em 2006 que alterou em vários aspectos o equilíbrio daquele ecossistema que é uma das Zonas de Protecção Total do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Imagem: Arquivo Quercus

Sem comentários: