terça-feira, 26 de julho de 2016

Trilhos seculares - Trilho da Picota (S. João do Campo)


O Trilho da Picota desenrola-se nos terrenos da aldeia de S. João do Campo sobranceiros à margem esquerda da albufeira da Barragem de Vilarinho da Furna e encontra-se fora da área do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Iniciei o percurso no centro da aldeia que mostra cada vez mais os sinais de uma consciência de recuperação dos seus edifícios sem fugir muito ao traço original, mantendo-a com um aspecto tradicional e mesmo assim proporcionando o conforto desejado pelos habitantes e por aqueles que buscam no seu sossego o descanso do rebuliço da cidade.

O trajecto do Trilho da Picota é circular, mas decidi iniciar a jornada buscando a sombra que proporcionava ainda alguma frescura num dia que seria tórrido. Àquela hora da manhã, 8h30 o calor do Sol já se fazia sentir! Seguindo pelo centro da aldeia e tomando a Rua da Geira, vamos chegar ao seu limite. Aqui, mesmo antes de se iniciar a descida que nos levaria até à barragem, tomamos um carreiro à esquerda que está bem definido.

A parte inicial do carreiro leva-nos por um bosque e mais adiante já começamos a ter as primeiras vistas da albufeira da Barragem de Vilarinho da Furna. Abandonando o bosque, vamos iniciar a subida em direcção à Picota já com o horizonte preenchido pela Serra Amarela e o Peiro de Gemesura que se eleva até ao Alto de Gemesura. Nesta encosta, desenrola-se parte do Trilho da Serra Amarela que nos leva às Casarotas e mais além.

A paisagem típica dos dias tórridos de Verão mostra o granito queimado pelo refulgente Sol das tardes serranas. A vegetação apresenta-se seca e áspera, e o vislumbre lá no fundo das águas que afogaram Vilarinho da Furna, faz-nos já àquela hora desejar lagoas refrescantes.

O carreiro vai-se vendo marcado no chão devido ao pisoteio, mas desde logo devemos ter atenção à colocação das mariolas que nos irão guiar até ao topo. A subida deve-se fazer contemplando de quando em vez a paisagem que se vai modificando tanto atrás de nós, como para os lados da Carvalheiro e do Bom Jesus da Paz.

Parte do percurso vai passar por lajes graníticas que devem ser atravessadas com cuidado em dias de chuva ou dias húmidos.

Chegados à Picota a paisagem da Serra do Gerês só é mesmo ofuscada pela luz do Sol que ilumina como nunca as vertentes da Serra Amarela.

Depois de tomado o pequeno almoço, prossegui de regresso a S. João do Campo descendo em direcção ao Assento e passando pelo edifício da Junta de Freguesia, antes de terminar a curta jornada de novo no centro da aldeia.

Algumas imagens do dia...




















































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: