segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Hoje foi dia 1 de Agosto - "Verão no Gerês? Tapar os olhos e esperar que passe..."


Gostava de chamar a vossa especial atenção para este texto do Alexandre Matos no blogue Mundo da Alma com o título Verão no Gerês? Tapar os olhos e esperar que passe...

Este é um retrato na primeira pessoa do que se passou no dia 1 de Agosto em diferentes locais de intensa pressão turística na Serra do Gerês. Neste texto temos de tudo; nas palavras do Alexandre, "...pouca água, muita gente por metro quadrado, perigo e muito lixo (...)"

Sobre a Fecha de Barjas, "...nunca traria para aqui crianças; acontece, que crianças não faltavam por ali, bem pequenas algumas de 4 ou 5 anos de idade, deitadas junto a precipicios e com tantos locais perigosos, até para adultos, com tanta gente junta, as probabilidades de acidentes aumentam. Recentemente alguém se magoou por lá com gravidade, e muitos mais acidentes terão acontecido. Pergunta-se: porquê levar crianças para este sítio? Resposta: não sabem ler e/ou apesar de terem trazido o protector solar, deixaram o maior protector em casa: o senso comum/respeito pela natureza."

Sobre o Arado, "...Corre muita pouca água, a mesma que acumula na Fecha de Barjas. Um rio de calhaus. No miradouro ao cimo das escadas (agora reforçado com protecção lateral), podem ir ver a cascata, mas...ela não existe. Secou praticamente. Alguns afoitos, foram até ao cimo desta tomar banho numa poça muito pequena, a beirar um precipício de muitos metros...bestial. Sinceramente não entendo. Pela água não punha lá os pés, Se fosse para ir a piquenique, ainda vai que compreenda pois a mata pode dar sombra. O estradão ali é de terra batida, e os bólides estão sempre a passar de gás para levantar pó...paraíso."

Sobre a Portela do Homem e Vale do Homem, "Na portela, muitas dezenas de carros estacionados, tantos, que pela estrada fora havia também; sinal claro da quantidade de gente que deambulava por ali em romaria, estrada acima e abaixo." "...bem, se quiser ser mesmo rigoroso, tem de ter autorização, a partir de 150 m para cima e durante 4 km, mas, se for às minas por outro sítio, então não. Portanto, pelo que ouvi e senti, não é preciso realmente autorização, e se fosse preciso tinham de estar a multar as várias dezenas de gente que anda por ali vários km a procurar lagoas, ou seja, bem mais que 150 m acima de onde estava e ocupar boa parte da ZPT Zona de Protecção Total, o que, levanta outra questão interessante. o que é que há naqueles 4 km que torna esse trecho tão especial ao ponto de ser ZPT e para lá disso não. Sim, porque quem conhece a serra para lá dos 4 km acima da ponte, sabe que o valor ambiental é tal e qual o anterior."

Fotografia © Alexandre Matos (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

gendo disse...

Infelizmente isto é a norma e em Julho e Agosto ainda mais. As pessoas gostam muito de ir para os sítios mas não se preocupam em deixá-los limpos. Custa muito levar um saco para colocar o lixo e depois levar? É mais fácil deixar lixo por todo o lado.

E quem está de férias e tem filhos pequenos não se priva de nada... nem que para isso tenha de colocar a vida dos filhos em perigo ao ir para as cascatas. Depois quando acontecem os acidentes é que é o ai Jesus! As pessoas não têm consciência, civismo e só querem saber delas próprias.