sexta-feira, 19 de agosto de 2016

PNPG - Um Plano de Ordenamento que funciona 11 meses por ano


Esta é a transcrição de um diálogo recente entre um visitante da Serra do Gerês e um dos responsáveis pela vigilância no Parque Nacional ocorrido no início do percurso que sobe e Vale do Alto Homem até às Minas dos Carris...

- Visitante: Boa tarde.. tenho conhecimento que este caminho vai ter às Minas dos Carris, e vejo muita gente a seguir por aqui. Pergunto se para fazer o percurso também, preciso de autorização e se para todo o percurso.

- Responsável do ICNF que veste o casaco do mês de Agosto: Se quiser ser mesmo rigoroso, tinha de ter autorização e de acordo com o plano de ordenamento desde 150 metros acima daqui e durante 4 km... Mas... Se for as minas por outro lado, nem isso.

- Visitante: Obrigado e saúdinha!

Responsável do ICNF que veste o casaco do mês de Agosto: Boa continuação!

Aos que pensam que este é um diálogo inventado... infelizmente, não é! De facto, ocorreu há uns dias atrás no início do percurso que sobe e Vale do Alto Homem até às Minas dos Carris.

O que é que podemos depreender deste diálogo? Alguma coisas interessantes. Para quem costuma lidar com as entremeadas da burocracia do PNPG, chega-se rapidamente à conclusão que o seu plano de ordenamento tem um período de defeso: é o mês de Agosto. Por outro lado, somente quem conhece o plano de ordenamento e perde o seu tempo a cumprir as regras que lá estão estipuladas, é «perseguido» nos restantes meses do ano. Ainda podemos concluir que nem mesmo os Vigilantes da Natureza (ou pelo menos um deles!) não conhece as delimitações das suas diferentes áreas de protecção.

Sem comentários: