domingo, 7 de agosto de 2016

Pólo do EcoMuseu de Barroso em Fafião


O Pólo do Ecomuseu de Barroso em Fafião, freguesia de Cabril, é o oitavo núcleo museológico no concelho de Montalegre. Tendo como tema "Vezeira e a Serra", este centro interpretativo visa promover o território inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

O Pólo do Ecomuseu de Barroso em Fafião tem como objectivo a dinamização do tecido económico, com a criação de um equilíbrio entre a actividade pastoril e turística. Com a criação de percurso temáticos é assim possível que os turistas tenham contacto com as cabanas dos pastores, as lagoas, os currais, os lagares e os moinhos. Estes elementos são sinais da presença humana nesta reserva da biosfera, área de alto valor ecológico.

Na sua inauguração em Julho de 2015, Márcio Azevedo - Presidente da Junta de Freguesia de Cabril, referiu que «Isto faz-me lembrar um jogo de futebol. Não importa como começa, interessa é como acaba. No início começámos a conta-gotas, mas felizmente estamos aqui com a obra realizada. É um gosto enorme para mim estar aqui porque tenho uma ligação muito forte com Fafião, com esta gente e com as pessoas que estão ligadas à associação "Vezeira". Acredito que a partir de agora estão reunidas as condições para avançarmos com uma nova dinâmica da exploração da serra e das suas potencialidades. O que importa, a partir de agora, é explorar as mais-valias que nós temos. A freguesia de Cabril tem muito potencial, mas isso só não chega. É o momento de nos unirmos e lutarmos por um objectivo comum. O nosso futuro depende de nós e eu acredito que aqui vai ser feito um excelente trabalho».





Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: