domingo, 14 de agosto de 2016

"Todos os dias há quedas nas cascatas do Gerês"


Quando as pessoas tiverem consciência dos riscos que correm ao visitar uma lagoa ou um rio e tomarem as devidas precauções, os números destes acidentes irão baixar de forma substancial. Até lá, iremos continuar a assistir a estas notícias que relatam que visitar um ambiente de montanha ou mesmo arriscar a vida num dia de praia, é muito mais do que um passeio no jardim lá da freguesia.

Notícia do jornalista Joaquim Gomes que continua a insistir na designação errada de algumas das lagoas da Serra do Gerês.

A Câmara Municipal de Terras de Bouro tem projetos concretos para evitar acidentes nas cascatas do Gerês, mas continua de "mãos atadas" por legalmente não poder intervir sem autorização governamental.

Na zona das lagoas - onde se cruzam os rios Arado e Toco, cascatas do Tahiti e Arado, em Vilar da Veiga, a maior e a mais populosa freguesia de Terras de Bouro, - tem havido acidentes a um ritmo quase diário, nomeadamente escorregadelas e quedas a pique, dos quais resultou um elevado número de feridos.

Há já várias semanas que a ADERE Peneda-Gerês editou um folheto com indicações sobre como visitar em segurança as lagoas e cursos de água do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Infelizmente, para muitos as ferramentas electrónicas apenas servem para caçar pokémons!

Fotografia © Joaquim Delgado (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: