quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Taxa da Mata de Albergaria - um roubo descarado!


Todos nós já sabemos qual é a verdadeira intenção da cobrança da taxa de acesso à Mata de Albergaria. Cobrada desde 2007, nunca se viu um cêntimo a ser investido naquele espaço natural, verdadeira razão de ser do Parque Nacional da Peneda-Gerês. A taxa só existe para engrossar um saco sem fundo existente num corredor obscuro do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, em Lisboa.

Em 2016, e por falta de funcionários, o ICNF somente procedeu à cobrança desta taxa durante os fins-de-semana, contrariando assim o que está exposto na Portaria que a regulamenta. O roubo teria de continuar mesmo com a estrada num estado miserável e mesmo sem ter a capacidade de proceder a uma vigilância eficaz, pois seria mais útil utilizar os seis funcionários que estavam nos postos de cobrança para fiscalizar o estacionamento abusivo.

Entretanto, e sendo da responsabilidade da Câmara Municipal de Terras de Bouro, a estrada que liga a Portela de Leonte à Portela do Homem enche-se de buracos e o seu pavimento degrada-se de dia para dia. Na Lua, existem crateras mais pequenas do que alguns dos buracos que existem naquela estrada! Já foram vistos funcionários do ICNF a encher alguns dos buracos com terra tirada das bermas para minimizar o impacto que estas trincheiras de combate possam ter nos veículos que por ali passam.

A situação irá certamente piorar se nada for feito. O Outono está aí e as primeiras chuvas podem ainda demorar a chegar, mas quando chegarem aquela estrada irá transformar-se numa autêntica armadilha.

É sempre mais barato colocar uns sinais de trânsito a advertir do miserável estado da estrada pela qual tem de pagar 1,50 euros para circular do que proceder a obras de fundo na sua reparação.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: