sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Instrumentação de laboratório das Minas dos Carris no Museu de Ciências da Universidade do Porto?


Hoje teria sido um bom dia para visitar as Minas dos Carris e de facto era esse o meu plano. Porém, perante a possibilidade de ver o que pode ser a antiga instrumentação de laboratório que foi utilizada nas Minas dos Carris, a opção seria óbvia.

Na última visita a Pitões das Júnias encontrei a Carla Carmelo Rosa que me falou de no Museu da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, estariam vários pequenos caixotes que continham equipamento laboratorial que supostamente teria sido utilizado nas Minas dos Carris. Este equipamento teria sido doado ao museu por um familiar de alguém que havia trabalhado nas minas e que há muitos anos se encontrava guardado numa garagem em Matosinhos.

As fotografias mostram os equipamentos de laboratório, porém não é possível identificar a sua proveniência correcta em termos de datação.

A confirmar-se a proveniência deste material das Minas dos Carris, a sua importância é histórica no que diz respeito àquele local.

Um agradecimento especial à Carla Carmelo Rosa pelo seu entusiasmo na ajuda na busca da história das Minas dos Carris. Um agradecimento a Marisa Monteiro, curadora do Museu da Faculdade de Ciência da Universidade do Porto, e a José Fernandes, conservador do Museu da Faculdade de Ciência da Universidade do Porto.









Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: