quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna


O Museu Etnográfico é uma criação manifestada pelos antigos habitantes da extinta aldeia comunitária de Vilarinho da Furna, destacando o prezado empenho de Manuel Azevedo Antunes. No ano de 1981, a Câmara Municipal de Terras de Bouro deu início à sua construção consubstanciada no aproveitamento de matéria-prima originária da aldeia.

A inauguração do Museu deu-se a 14 de Maio de 1989, com o Presidente da Câmara Municipal, na pessoa de António Araújo e com a presença do Primeiro-Ministro Aníbal Cavaco Silva.

Trata-se de uma construção de arquitectura popular em alvenaria tradicional, cujo desenho final enquadra-se, com perfeição, na cultura edificada da aldeia de Campo do Gerês.

Salvaguarda Patrimonial 

Nos finais de 1968, o movimento humano da aldeia de Vilarinho da Furna congregou-se para atingir um único fim: recolher o património etnográfico e salvaguardá-lo. A sua inventariação representou um trabalho em conjunto, do povo de Vilarinho das Furnas, da Junta de Freguesia e de Manuel A. Antunes. O espólio concentrado refere-se ao sector agrário, às tradições comunitárias, à vida doméstica e à ruralidade genuína da aldeia.

Folheto do museu disponível aqui.

(Texto adaptado daqui)

Sem comentários: