segunda-feira, 20 de março de 2017

Inauguração da exposição "Memórias do volfrâmio - Dos Carris aos Borrageiros em Cabril"


Foi inaugurada no dia 18 de Março e estará patente até dia 30 de Abril, no Ecomuseu de Barroso em Fafião, a exposição  "Memórias do volfrâmio - Dos Carris aos Borrageiros em Cabril" que é composta por fotografias deste complexo em pleno coração da Serra do Gerês e algumas das peças ligadas à extracção do volfrâmio.

Para dar inicio à exposição teve lugar na noite do dia 18 de Março uma palestra com Rui Barbosa, autor do livro "Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês". A sala do pólo de Fafião do Ecomuseu de Barroso foi pequena para albergar as dezenas de pessoas que compareceram nesta iniciativa realizada em conjunto com a Associação Vezeira de Fafião. A exposição conta com a colaboração do Parque Nacional da Peneda-Gerês e dos pólos da Borralha e de Salto do Ecomuseu de Barroso.

Durante a apresentação foi feita uma breve introdução histórica sobre o complexo mineiro dos Carris e a sua implementação na Serra do Gerês. A sessão contou com a presença de representantes da Câmara Municipal de Montalegre, da Junta de Freguesia de Cabril e da Associação Vezeira de Fafião.


Esta iniciativa contempla ainda outros dois eventos, o primeiro do dia 1 e dia 2 de Abril com uma grande caminhada que partirá de Fafião rumo às Minas dos Carris passando em diversos pontos da freguesia. O evento será encerrado a 30 de Abril com a presença de Ulisses Pereira que juntamente com o Povo de Cabril nos contará as historias vividas pelos antepassados na altura em que as minas ainda eram funcionais.

Este foi um evento no qual tive grande prazer e orgulho em participar não só pelo tema, mas por ajudar a contribuir para a preservação da memória do povo da freguesia Cabril e por colaborar com a Associação Vezeira de Fafião e com a Junta de Freguesia de cabril que em muito têm contribuído para a preservação dessas memórias e não só. Foi também com muito orgulho que recebi a primeira Chave de Fafião que assinalou a minha presença neste evento e a colaboração com a aldeia de Fafião.

Um agradecimento especial ao Márcio Azevedo, ao Lino Pereira, ao Júlio Marquez, pelo empenho na concretização deste projecto. Uma nota especial para o acolhimento no Café Fojo dos Lobos!
















Fotografias © Sílvia Carvalho / Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: