terça-feira, 11 de julho de 2017

Caminhar, Degustar e Nadar o Toco


Estamos em pleno Verão e as temperaturas prometem potencializar o nosso evento. Desta vez não o convidamos a rasgar montanha, nem a vir pesado, no entanto, prometemos um dia eléctrico e épico nas margens do nosso rio Toco. O nosso objetivo é tornar este momento único, fazendo com que se apaixone pela nossa Terra, que leve daqui uma grande recordação.

O check in será feito no Ecomuseu de Barroso no pólo de Fafião de onde iremos partir rumo a esta aventura memorável. Como não falhamos compromissos, o nosso consigo é que seja transportado para uma outra dimensão das lagoas ou poços do nosso país, tem a certeza que já viu os melhores? Nós faremos com que veja, mas não só, a partir da Cabana do Vidoal, edifício já lendário e marco inegável da cultura Fafiota, iremos circundar por trilho selvagem mariolado o vale do Toco, onde este é mais agreste, descemos por ele pelas fantásticas lajas de pedra construídas pela Natureza e moldadas pelos tempos a corta mato para que tenha um noção leve do montanhismo que se pratica no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

À nossa espera estarão dois fabulosos locais onde faremos o nosso campo base, o dia será de mergulhos, oferecemos uma alimentação tipicamente serrana baseada em chouriças assadas e um bom copo de vinho. Muitas horas depois voltaremos com a sua resposta à nossa pergunta, será que já viu as melhores lagoas e poços do País?

Inscreva-se, e para mais informações estaremos inteiramente ao seu dispor através dos usuais contactos da Associação Vezeira de Fafião e do Ecomuseu.


Mais Informações: associacaovezeira@gmail.com

Advertências:

Obrigatório levar calçado próprio para fazer montanha. Sapatilhas ou Botas, como quiser. Como faremos algumas zonas de trilho selvagem mariolado aconselhamos que por cima do fato de banho leve umas calças, porque poderemos cruzar algumas plantas que picam pelo caminho.

Fato de Banho nós aconselhamos porque passaremos a maioria do dia entre mergulhos, leve também uma toalha de banho. 

Convém levar 1.5l de água e uma mochila leve, embora não seja extenso o caminho será sempre necessário porque o calor vai apertar.

Leve sempre consigo a boa disposição, mas em caso de falhar garantimos imensos sorrisos.
Seguro esta incluído na actividade. 

Para além dos guias da Serra do Gerês irão estar presentes elementos especializados na própria Serra com conhecimento em montanha.

Briefing:

08:00 check in no Ecomuseu de Barroso Pólo de Fafião na Rua de Sarramada, nº 8.

08:15 saída do Ecomuseu rumo ao Vidoal.

11:50 prevista a chegada as Lagoa X e Y, pousar os pertences, mergulhar…

14:30 Almoço Serrano com a malta da Vezeira a preparar as coisas.

16:00 mergulhos e mais mergulhos.

18:30 partida das lagoas X e Y rumo novamente ao Vidoal.

20h chegada a Fafião.

Nota: As horas do briefing podem não ser exactas à excepção do check in e da respectiva hora de partida. as lagoas X e Y não têm nome dado o seu local ser remoto e muito pouco frequentadas. É um local ainda virgem em popularidade. O grau de dificuldade não é elevado, sendo que a única parte complexa é a descida sem trilho do vale às próprias lagoas pelas lajas ao longo de uns 100m que serão monitorizadas pelos elementos da Vezeira e da Serra.

2 comentários:

Henrique Faria disse...

Bom dia!

Quantos km são?

Rui C. Barbosa disse...

Caro Henrique, não tenho essa informação, mas pode ser obtida junto da organização através do email no artigo.