segunda-feira, 31 de julho de 2017

Piquenique de Verão - Cabril, A Gosto


Com o mote de " Cabril a Gosto", quatro projectos diferentes juntam-se novamente numa actividade que tem como base a ideia de realizar um piquenique serrano a 12 de Agosto de 2017.

Esta iniciativa visa promover o encontro dos amantes da Freguesia de Cabril, de Montalegre deste Gerês de Barroso, da natureza, dos saberes e sabores locais. 

Traga a família e os amigos.

PROGRAMA 

- das 9h às 12h > subida do Rio Fafião

- a partir das 13h > piquenique serrano

- das 15h às 17h > Animação musical com Corda Banda

INVESTIMENTO 20€ (adulto), 10€ (crianças a partir dos 8 anos) - INSCRIÇÕES até ao dia 10 de agosto

PONTO DE ENCONTRO 9h Ecomuseu de Barroso, Pólo de Fafião

+ INFORMAÇÕES E RESERVAS ecoruralcabril@gmail.com | +351 968065345

AS MULHERES E OS PROJECTOS

Cidália Marques, Dália Doce

“Dália Doce nasceu em Julho de 2014 como forma de criação do próprio emprego. Dália Doce apresenta uma nova forma de trabalhar os frutos da terra com a qualidade de seleccionar os produtos o mais natural possível. O bem fazer com o melhor receber, é o objetivo de Dália Doce.”

Dina Laja e Odete Laja, D’ Fafião

“Saborear o Gerês através dos seus elixires e compotas já é possível com a empresa D’ Fafião, como base na produção Ancestral que foi passando através de gerações em produtos como a compota de abóbora, a bravia compota de frutos silvestres e o harmonioso mel que garantem com enorme rigor a qualidade que viajou através dos tempos. 

Os licores agarram a essência do Parque Nacional e dos seus elementos autóctones, a carqueja, o medronho e até um licor de pilrito são mote de orgulho das irmãs Fafiotas que deram vida a este projeto que promete demonstrar não só a riqueza natural da aldeia de Fafião como também a sua própria essência e raízes.”

Marlene Araújo, Cabana do Pastor

“Do Empreendedor Nasce o Conceito Como muitas empresas de sucesso, a Cabana do Pastor, um bar móvel pitoresco, nasceu fruto do esforço e do sonho do empreendedorismo, o desemprego serve por vezes de exemplo aos jovens que, não conseguindo depender apenas dos fundos arriscam a sua sorte e o seu dinheiro em projetos de valor dando esperança a muitos outros criativos que povoam o país nas mesmas condições. Em tempos idos a zona do Rio Toco era percorrida pelos jovens Fafiotos e por lá eram passadas as férias de Verão com óptimas recordações irrigadas com as águas translúcidas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, nascia por esta altura um conceito e uma vontade de um dia mais tarde poder ter ali um apoio até aqueles que, amantes da natureza se banhavam nas alturas quentes do Verão. Assim foi, o próprio Rio também foi evoluindo, não só os habitantes Geresianos, mas a afluência cada vez maior das populações do norte e também do sul do país que aliciados pelas belas fotografias destes santuários procuram a um custo bem mais razoável o paraíso e o descanso entre lagoas e o imenso manto verde que cobre toda a região. A Cabana do Pastor é um conceito desenhado do modernismo e corrente Street Food, confecção e bar complementado com o que o próprio Street Food não tem, que é um foco ligado e voltado para a Natureza, um oásis que vai de encontro a todos os veraneantes com uma responsabilidade acrescida com base na localização delicada que ocupa. Nos solarengos dias de Verão lá está, a Cabana do Pastor para lhe oferecer uma reconfortante refeição ou uma fresca bebida enquanto desfruta de uma espectacular paisagem, e pela altura do Inverno desaparece dando lugar apenas à Natureza. Isto é empreendedorismo natural com responsabilidade.”

Paula Oliveira, Cabril Eco Rural

“Cabril Eco Rural é sobre uma forma de viver, de cuidar, de acreditar, de crescer e sentir. Cabril Eco Rural é sobre a Natureza e o nosso amor por ela.

Promover, conservar e potenciar valores culturais, humanos e patrimoniais de uma região cada vez mais desertificada são deveres de cidadania.

Agarrar a oportunidade de assumir uma herança patrimonial onde os nossos antepassados investiram e poder desenvolver um projecto de cariz social, cultural e ambiental desta envergadura é um desafio que não podemos deixar de aceitar.

Dar vida a valores ancestrais esquecidos, não permitir que se esqueçam modos de saber e fazer perpetuando e difundindo os mesmos ao nível global são motivações suficientes para levarmos a cabo o projecto Cabril Eco Rural.”

ORGANIZADO POR

Cabana do Pastor | Cabril Eco Rural | D' Fafião | Dália Doce

Sem comentários: