terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Paisagens da Peneda-Gerês (CXXVIII) - Ermida (Serra Amarela)



Abraçada pelo céu e a terra, a pequena aldeia da Ermida encontra-se encaixada no meio da Serra Amarela, onde núcleos populacionais de pouco mais de uma centena de habitantes partilham um quotidiano em união. Aqui encontra-se o Núcleo Museológico da Ermida que protege a herança de um modo de vida comunitário que perdurou ao longo de séculos, com um espólio que integra duas esculturas milenares, consideradas património nacional: a Pedra dos Namorados e a Estátua Menir da Ermida. À entrada da aldeia, seguindo o caminho empedrado, ladeado por bosques e campos de um verde imaculado, chega-se até Bilhares, uma branda de pastoreio e cultivo, de arquitectura popular, com construções em alvenaria de granito, que conferem ao local um grande valor patrimonial.


Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

"Produtores de cogumelos ajudam a reflorestar o Gerês"


Um grupo de produtores de cogumelos ajudou a reflorestar a Serra do Gerês. A iniciativa decorreu na aldeia de Bostuchão, Cabril. Notícia do Diário do Minho a 27 de Fevereiro de 2017.

Outros trilhos - Trilho Ribeira de Oura


Percorrendo parte da freguesia de Oura e da União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras, o PR1 CHV “Trilho Ribeira de Oura” tem início e fim junto do edifico VIDAGUSTERMAS.

O percurso acompanha numa fase inicial o campo de Golfe do Vidago Palace e as ruínas do velho Hotel Salus, continuando pela antiga linha de caminho-de-ferro que unia as localidades de Chaves e Régua, a Linha do Corgo, levando-nos à aldeia de Oura. 

Nesta aldeia destaca-se a Igreja Matriz de Oura, de linhas barrocas, com uma torre sineira galaico portuguesa de dois sinos, datada do Séc. XVIII e cujos vitrais são da autoria do pintor João Vieira, assim como a capela da Nossa Sr.ª da Piedade e o ancestral pelourinho em granito. 

Seguindo em direcção a Vila Verde de Oura, o percurso atravessa a Ribeira de Oura sobre uma ponte medieval. De Vila Verde de Oura até Vidago, a Ribeira de Oura é atravessada duas vezes, sendo uma delas efectuada sobre a antiga ponte da Linha do Corgo.



Na parte final do percurso, e já em Vidago, destaca-se a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de estilo neoromânico e o Balneário Pedagógico de Investigação e Desenvolvimento de Práticas Termais de Vidago.

O album fotográfico pode ser visto aqui.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Previsão meteorológica para Nevosa / Carris (28 de Fevereiro a 7 de Março)


Esta poderá ser certamente a última nevada da época... ou talvez não...

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Previsão meteorológica para Nevosa / Carris (27 de Fevereiro a 6 de Março)


Desenganem-se os dias solarengos, o Inverno ainda está cá para dar cartas. O dia 3 de Março poderá trazer uma grande acumulação de neve nas Minas dos Carris.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Paisagens da Peneda-Gerês (CXXVII) - Cocões do Coucelinho


A magnífica paisagem do circo glaciar dos Cocões do Coucelinho, um dos vestígios da última glaciação na Serra do Gerês.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Evocação


Eu previ a eternidade e sofri cada momento do passado
Através de uma pura agonia espiritual transcendi o plano celestial
A radiação mortal das estrelas moribundas projectou sombras proféticas no meu nascimento
Renasço na brisa de cada manhã
Sou um poder absoluto expandindo-se para lá do infinito
A cruel tirania do tempo não pode corromper a verdade que eu possuo
A maldição da divindade faz-me suportar o inconcebível peso do pensamento eterno

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

O silêncio e a escuridão


Na luz que apagaste procuro os contornos do teu rosto...
No silêncio do quarto, o som do teu respirar.
Na porta entreaberta busco a clareza da tua penumbra...
No mistério do teu olhar, está a sombra dos teus dias.

Olhamos para trás, um passado pejado de horrores...
Fitamos o futuro na incerteza do presente.

Sinto o pulsar da tua pele.
O calor do teu corpo.
O sal do teu suor...
A eloquência o teu olhar...

A sombra que se afasta no reflexo do espelho...
Abate-se o medo.
O refulgir do Sol que se põe,
Procuras refúgio na sombra que se alastra...

Tocar
Sentir
Beijar
...um prazer
Amar
...o silêncio e a escuridão.

Fotografia © José Afonso Duarte (Todos os direitos reservados)


Previsão meteorológica para Nevosa / Carris (22 de Fevereiro a 1 de Março)


Os dias de Sol ou com céu pouco nublado vão continuar nas Minas dos Carris pelo menos até dia 26 de Fevereiro, altura em que se prevê a ocorrência de precipitação que poderá ser neve a partir do dia 27.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Paisagens da Peneda-Gerês (CXXVI) - Porta Roibas desde a Touça


Os colossos graníticos de Porta Roibas vistos desde o Curral da Touça, Serra do Gerês.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

247... Subindo às Minas dos Carris, de uma poética eloquência


No topo da Serra do Gerês, por entre as abandonadas ruínas mineiras dos Carris, espera-nos o profundo silêncio do passar do tempo. Por momentos, por entre os últimos esforços do respirar impostos pelo caminho, vamos conseguir escutar o bater do nosso coração e os gritos do nosso pensamento de um ambiente urbano.

Ali, paira o nada. Porém, não é a sensação de vazio que nos preenche, bem antes pelo contrário. Tudo é estímulo e uma eloquência poética escorre pelas velhas paredes de granito. A cada recanto somos confrontados com o abandono, mas é a história que corre perante os nossos olhos. A história dos homens, da serra e a imensidão da montanha que nos esmaga ao vislumbre da Garganta das Negras que se despenha a partir da Nevosa. São estes os grandes espaços do Gerês que se alonga da raia até às Terras de Barroso.

Tudo é imenso, até a nossa pequenez...

O caminho para as Minas dos Carris inicia-se a uma altitude de 720 metros e rapidamente nos apercebemos que não será um percurso fácil para os mais desprevenidos. A sua dificuldade vai aumentando ao longo do percurso não tanto pela inclinação, mas mais pelo estado do piso. Em quase 9,8 km de extensão, é na sua maioria composto por pedra solta que dificulta a progressão e são escassas as extensões em que o terreno é suave. Na quase totalidade do seu comprimento a velha estrada é acompanhada pelo Rio Homem e o seu rumor por entre as rochas acompanha-nos quase sempre até chegarmos à Chã das Abrótegas.



O caminho para as Minas dos Carris está em grande parte inserido num vale de extrema importância para o Parque Nacional da Peneda-Gerês, no interior da Área de Ambiente Natural e classificado como Zona de Protecção Total e Zona de Protecção Parcial do Tipo I, segundo o Regulamento do Plano de Ordenamento desta área protegida.

O Cabeço do Modorno, silhueta delimitadora do fundo do vale para quem o sobe, atinge-se após se ter vencido já cerca de 300 metros de altitude por entre pedra solta e uma paisagem única de um vale glaciar. A partir do Modorno, onde se pode maravilhar com o Vale do Homem e as suas quedas de água, nomeadamente a impressionante Água da Lage do Sino, o caminho vai apresentar em algumas zonas, uma inclinação imperceptível há medida que nos aproximamos da Ponte das Águas Chocas, sendo uma caminhada mais fácil a partir daí e até uma área mais plana nas Abrótegas após a qual se inicia a subida final para o complexo mineiro, já na Corga da Carvoeirinha (ou da Carvoeira). À passagem pela Ponte das Abrótegas somos presenteados por uma paisagem que nos leva a percorrer com o olhar desde o Alto do Pássaro passando pelo Outeiro Redondo até às alturas do Altar de Cabrões já na raia e o marco geodésico dos Carris.



No início dos anos 90 ainda era possível observar ao longo do Vale do Alto Homem uma linha de postes de madeira sobre os quais assentava o cabo metálico de telefone que permitia as comunicações com o complexo mineiro. Nos nossos dias são raros os sinais ao longo do caminho, daquilo que mais tarde iremos encontrar no sopé de Carris. Tirando os últimos trabalhos executados nos anos 90 pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, com o objectivo de melhorar o caminho para a reflorestação de zonas de alta montanha, é possível observar mesmo no seu início, conjuntos alinhados de rochas que marcam o que então teria sido uma estrada privada em terra batida que permitia a passagem de camiões e veículos ligeiros para o transporte do minério e não só. Antes do início da construção da estrada existia um caminho de «pé posto» que ligava a antiga estrada florestal que tinha origem na Portela de Leonte aos Carris e pelo qual muitos dos materiais que seriam utilizados para a construção do complexo dos Carris eram transportadas em ombros pela quantia de 2$50 nos idos anos de 40.

Ao longo da agora decrépita estrada vamos observando um ou outro pequeno muro, ou um ou outro alinhamento de pedras que nos podem sugerir a existência de uma rude estrada serrana. O primeiro sinal sólido da existência de algo mais complexo na serra surge-nos junto da zona que dá pelo nome de ‘Água da Pala’. Aqui, e já coberta pela vegetação, observamos à nossa esquerda uma área delimitada por um pequeno e baixo muro. Em tempos terá servido de curral para abrigo dos rebanhos, tal como é referido num artigo publicado no Século Ilustrado, em Março de 1955, tendo também servido como armazém relacionado com a exploração mineira ou manutenção do estradão por parte de cantoneiros. Do lado direito podemos observar, também por entre a vegetação, uma pequena construção com tijolos de cimento que nos dá a ideia de ser uma pequena guarita, sendo também referenciada como um pequeno abrigo dos cantoneiros que mantinham o estradão em estado de circulação. Em tempos estava aqui também localizado um dos viveiros dos Serviços Florestais, já abandonado. Esta zona antecede uma ponte em pedra e todo este lugar é extremamente peculiar e bucólico.



Na Água da Pala iniciava-se um trilho de pé posto, ou carreiro, que atravessava o Rio Homem e subia ao longo do rio pela sua margem direita no sopé da Encosta do Sol até se dividir para o topo do Cabeço do Modorno e para os Carris, algumas centenas de metros após atravessar novamente o Homem sensivelmente à cota de 1050 metros de altitude. Não havendo registos cartográficos deste trilho em direcção aos Carris, documentos fotográficos atestam a sua continuação para as zonas mais elevadas da serra. Quem observa a Encosta do Sol a partir da Água da Pala, terá a sensação de ainda poder vislumbrar o traçado deste pequeno trilho composto em algumas zonas por um chão lageado e complementado por pequenas pontes sobre pequenos cursos de água. Este traçado sem dúvida nos proporcionaria uma visão distinta do vale do Rio Homem. Porém, e após várias tentativas de observar no terreno a sua progressão, cheguei à conclusão de que este trilho já desapareceu em muitos locais e será extremamente difícil tentar seguir o seu antigo percurso, senão mesmo impossível.

Após passar a Água da Pala, o caminho continua a sua lenta subida em direcção aos Carris. Na margem esquerda do Homem, temos a oportunidade de observar os picos escarpados que delimitam os Prados Caveiros. Esta fase mais plana do trilho segue pela Ponte do Cagarouço (ou Cagarrouço) sobre a Ribeira do Cagarouço, um pequeno afluente do Rio Homem, que percorre um estreito vale encaixado. É nesta fase que o caminho se volta a inclinar ligeiramente e ouvimos o rugido do jovem rio a poucos metros de distância. Por entre a vegetação é por vezes fácil ter um olhar sobre lagoas que no Verão são sempre uma forma de retemperar forças. O trilho ultrapassa a cota dos 1000 metros de altitude momentos antes de entrarmos numa fase do percurso onde vamos superar vários metros de altitude em pouca distância, ultrapassando assim um bom declive. O trilho flecte para a direita no que são conhecidas como as ‘Curvas do Febra’ que se iniciam em frente da Corga do Conselho e que em pouca distância sobem 30 metros em altitude antes de flectir para a nossa esquerda. Um pouco mais à frente entramos numa parte do caminho que é ladeado, à direita, por uma parede sólida de granito e, à esquerda, por uma queda de 50 metros que termina no Rio Homem.



Somos chegados a meio do caminho e o descanso na Ponte do Modorno é merecido. A água da ribeira é sempre fresca e corrente, mesmo no Verão. Ao entrar neste pequeno vale temos a visão de uma pequena queda de água por debaixo da ponte e são poucos os que resistem a uma fotografia. Situados na ponte em direcção ao final do vale, por onde vemos o Rio Homem, temos à nossa direita o imponente Cabeço do Modorno, uma escarpa granítica que atinge os 1317 metros de altitude. Conheci todas as pontes até ao Modorno já em cimento, mas o meu fascínio por este vale e por Carris começou a ser despertado pelas velhas pontes de madeira que antigamente permitiam a passagem célere e um tanto ou quanto aventureira. Logo após abandonar a Ponte do Modorno e seguindo o nosso caminho, vamos encontrar uma das mais fantásticas paisagens que a Serra do Gerês tem para nos oferecer. É com deslumbre poético e um certo assombro que observamos o Vale do Alto Homem e a forma como este se projecta no céu. O seu delimitar pelos picos das serras leva-nos a imaginar, sonhar um mundo antigo. É aqui que nos começam a faltar as palavras... 

O vale foi esculpido aos longos dos séculos pelas forças da Natureza e a sua forma remonta aos tempos das últimas glaciações. Segundo A. Brum Ferreira (et al.) e citando os trabalhos de Schmidt-Thome, “…ao longo do vale do Rio Homem, as línguas glaciárias teriam atingindo a altitude de 600 m.” Segundo o mesmo autor, no máximo da glaciação, a espessura mínima do glaciar do vale do Rio Homem seria de 500 metros. Ao longe vemos a Serra Amarela e com bom tempo facilmente se vislumbram as antenas do Muro localizadas em Louriça. Saindo do pequeno vale da Ribeira do Modorno entramos novamente no vale do Alto Homem e logo ali à nossa frente observamos uma estreita queda de água, a Água da Laje do Sino, com uma altura superior a 110 metros. Toda este zona propicia paisagens deslumbrantes em ou após dias de chuva com as paredes rasgadas pelos cursos de água que se precipitam no vale, ou então nos frios dias de Inverno com a imagem das quedas de água geladas que se amarram às paredes graníticas.



Prosseguindo o trilho ao longo do vale vamos ganhando altitude, atingindo os 1200 metros de forma suave. Nesta fase o caminho chega a complicar-se devido ao seu estado degradado. Na cota dos 1190 metros chegamos ao Teixo e olhando para o Rio Homem, observamos algumas construções que surgem assinaladas na Folha 31 na sua edição de 1949, mas já não surgem na edição de 1997. Em tempos cobertas pela vegetação, estas pequenas ruínas de abrigos de pedras toscas são o testemunho silencioso de um local onde em tempos idos se comercializava o carvão que ali era fabricado ou que era trazido de aldeias tão «longínquas» como Cabril, Pincães ou Fafião. Neste local existe também um pequeno curral, Curral do Teixo, e todo o conjunto ficou ao descoberto após um incêndio florestal em 2013.

O Rio Homem é nesta fase constituído por uma série de pequenos ribeiros que têm origem nos inúmeros vales que golpeiam o topo da serra. Aos 1200 metros de altitude o trilho flecte ligeiramente para a direita seguindo o pequeno Rio Homem que aqui se engrossa com o riacho do Corgo dos Salgueiros da Amoreira. O nosso percurso segue a base da Rocha da Água do Cando, passando pela Ponte das Águas Chocas (1285 metros) e entrando na Chã das Abrótegas até atingir a Ponte das Abrótegas (1325 metros). A Chã das Abrótegas define, juntamente com o Outeiro Redondo, uma área plana que é atravessada pela velha estrada mineira até atingir e seguir ao longo da base do contraforte dos Carris. Foi neste planalto, mais precisamente no Curral das Abrótegas, onde esteve montado nos dias 17 a 19 de Setembro de 1908 o acampamento da primeira expedição venatória levada a cabo na Serra do Gerês. Esta expedição, organizada pela revista Illustração Portugueza, teve como objectivo atestar que na altura de facto a cabra selvagem estava extinta, pois caso contrário poderia ser caçada… Na zona têm origem vários carreiros de pé posto, sendo os mais interessantes aqueles que seguem para as Minas das Sombras (Galiza - Espanha) e para os Cocões do Concelinho (através das Lamas de Homem) e, mais tarde, Minas de Borrageiros e Lago Marinho.



Na Ponte das Abrótegas somos interrogados por umas peculiares construções semelhantes a pequenos pilares de rocha e cimento que tinham essa mesma função. Estas construções serviriam de base de apoio de uma tubagem metálica para transportar água desde uma pequena represa ali existente até ao Salto do Lobo ou até à lavaria nova situada no topo da Corga de Lamalonga. Esta captação de água terá sido desactivada em 1954 pois tornou-se desnecessária após o aumento do paredão da represa dos Carris. Nesta fase do caminho a paisagem permite-nos observar o marco geodésico de Carris (1508 metros) e o Altar de Cabrões (1538 metros). Neste planalto podemos também observar vários currais (Curral de Cabana Nova ou do Conde de S. Lourenço) destinados às pastagens de altitude e à transumância ainda levada a cabo na Serra do Gerês na figura das vezeiras de decorrem entre Maio e Setembro.

A zona das Abrótegas permite o descanso antes da subida final, verdadeiro calvário para quem já está cansado do caminho. Ao percorrer o início da subida, um pormenor passa despercebido à quase totalidade das pessoas. Logo no início do declive, a antiga estrada mineira dividia-se em duas, com uma a seguir a direcção do Salto do Lobo, local onde decorreram as primeiras extracções de volfrâmio tirando partido da aluvião vindo da Corga da Carvoeirinha. No terreno é difícil vislumbrar sinais desta parte da estrada e só andando alguns metros no caminho principal que segue em direcção aos Carris, e depois olhando para trás, é que se vê a antiga estrada já coberta de vegetação. Nesta área não existem construções ou edifícios, exceptuando uma ou outra pequena construção de pastores (os formos) ou outros abrigos. Esta zona provavelmente teria o apoio de edifícios de madeira dos quais não existem quaisquer sinais. Por esta zona passava uma conduta de água que teria a sua origem na pequena represa das Abrótegas e que, apoiada nos pilares feitos com aglomerados de pedra, atravessava o pequeno planalto para lá das Abrótegas. Mais pilares são visíveis no extremo deste planalto, que serve de pastagem de altitude ao gado que nos meses da vezeira passeia pela serra, já próximo do caminho antes deste flectir para a esquerda para iniciar a subida final. Seguindo o prolongamento deste caminho secundário e depois entrando em trilhos de pé posto, chega-se às Minas dos Carris pela sua zona inferior junto da lavaria nova, no extremo do vale da Corga de Lamalonga.



A parte final da estrada vence um declive de 70 metros ao longo da Corga da Carvoeirinha e sem dúvida que é para muitos a parte mais complicada de todo o trajecto. No entanto, o final do árduo caminho é sempre uma motivação forte para vencer estes últimos metros. No troço final o declive torna-se menos intenso, com a estrada a tornar-se quase plana mesmo a chegar ao muro que delimitava a entrada no complexo mineiro dos Carris. Bem-vindos!...

(A descrição da subida do Vale do Homem é adaptada de 'Minas dos carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês', Rui C. Barbosa - Dezembro de 2013)

O álbum completo de fotografias pode ser visto aqui.















































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)