segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Revisitando o Trilho de Germil


Uma caminhada nas altitudes amenas da Serra Amarela, nomeadamente percorrendo e revisitando o Trilho de Germil.

O Trilho de Germil é um percurso circular de Pequena Rota que se inicia na aldeia de Germil, Ponte da Barca, e percorre as encostas da serrania perto da aldeia. Por entre antigos caminhos empedrados que guardam gravadas as marcas do tempo e dos tempos nos quais o homem tirava todo o seu sustento do trabalho no campo, assistir ao sair dos rebanhos de cabras e ver os pequenotes ao pinotes na corte, velhas casas que fazem lembrar tempos idos, paisagens de grandes espaços que se alargam para lá do Soajo, e carvalhais luxuriantes que compartem o bosque com a vegetação ripícula, o percurso é uma excelente escapatória para os rudes carreiros de montanha que muitas vezes percorremos no Parque Nacional.

A placa de início de percurso encontra-se junto da Igreja Matriz de Germil que nos leva a dirigir para o centro da aldeia até encontrar um outro conjunto de placas e as indicações da pequena rota.

Ao longo do percurso, e principalmente na sua parte inicial, podem-se introduzir pequenas variações que nos levam a visitar «novos» elementos não contemplados originalmente no percurso pedestre do Trilho de Germil, nomeadamente o Miradouro do Fragão, a Cascata Portavênse e o Prado Relva, introduzidos pela Péd'Rios e que em minha opinião trazem um valor acrescentado à jornada que nos propomos fazer. Um outro ponto de visita que não deve ser deixado de lado, é o recuperado Fojo de Germil localizado na margem esquerda do Rio de Germil.

Algumas fotografias do dia (o resto do album, aqui)
























 

Fotografias: © Rui C. Barbosa (todos os direitos reservados)

Sem comentários: